Vale do Ivinhema Agora
Economia

Câmara sugestiona reserva de vagas para jovens com deficiência no Programa Jovem Aprendiz

por Cleverson Gouveia – Assesoria
Câmara sugestiona reserva de vagas para jovens com deficiência no Programa Jovem Aprendiz

Freepik

Na sessão legislativa desta semana, a vereadora Gabriela Delgado (MDB) sugestionou ao Executivo Municipal a realização de estudos para a destinação de um percentual específico de vagas, dentro do Programa Jovem Aprendiz no Poder Público, para jovens com deficiência (PCDs).

A proposta, presente na indicação 228/2025, visa ampliar as políticas públicas de inclusão e garantir que esse segmento da população tenha oportunidades concretas de inserção no mercado de trabalho, conforme assegurado pela legislação vigente. “A inclusão de pessoas com deficiência é um direito e uma necessidade para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao reservar vagas para jovens PCDs, o município reafirma seu compromisso com a diversidade, a equidade e a promoção da cidadania”, destacou Gabriela Delgado.

Segundo a vereadora, os programas de aprendizagem são, historicamente, portas de entrada fundamentais para o mundo do trabalho, sobretudo para os jovens que buscam o primeiro emprego e a chance de adquirir experiência profissional. “É essencial garantir que jovens com deficiência também tenham acesso a essas oportunidades, fortalecendo sua autonomia e dignidade”, argumenta Gabriela.

A proposta segue agora para análise técnica de três pastas do governo municipal: a Secretaria de Planejamento e Administração, a Secretaria de Finanças e Gestão e a Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Além disso, o chefe do Executivo, Dr. Leandro Fedossi, também avaliará a viabilidade da medida.

Related posts

Nova Andradina é a 4ª cidade mais desenvolvida de Mato Grosso do Sul

Anaurelino Ramos

MS têm três frigoríficos com exportações de aves suspensas pela China

Anaurelino Ramos

Juiz rejeita ação popular de MS para bloquear R$ 6 bi por fraudes no INSS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário