Vale do Ivinhema Agora
Região

Campanha Maio Laranja incentiva às denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes

foto arquivo: edição 2019

A partir desta semana, a campanha chega às redes sociais com a divulgação de um vídeo na página de facebook da Prefeitura

 

Cogecom,

 

 

Durante todo este mês, o governo municipal de Nova Andradina está desenvolvendo diversas ações de reflexão e sensibilização para a importância de se proteger crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual: a Campanha Maio Laranja, tem o propósito de incentivar às denúncias desse tipo de crime através de ferramentas importantes como o Disque 100 e Conselho Tutelar.

Este é o terceiro ano consecutivo que o município mobiliza a sociedade em torno desta temática. Tudo começou com a instituição do “Maio Laranja”, através do projeto de lei complementar n°. 11/2019, de autoria da primeira dama e ex-vereadora Joana Darc Bono Garcia.

Cb image default
foto arquivo: edição 2019

As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, através da atuação da equipe do CREAS, em parceria com Semec (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte), Conselho Tutelar, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja, como forma de recordação dos desenhos feitos na infância e lembrança da delicadeza e da necessidade de cuidado e proteção. Tendo a cor laranja presente no slogan e no símbolo da campanha, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

A partir desta semana, a campanha chega às redes sociais com a divulgação de um vídeo na página de facebook da Prefeitura, em que a servidora do CREAS, Arlethe Paola, deixa um recado a todos os internautas.

Cb image default
foto arquivo: edição 2019

“A violência pode estar em lugares que você nem imagina. Oriente sempre nossas crianças e adolescentes, que o corpo deles é algo que precisa ser protegido e cuidado. Neste mês de maio – maio laranja venha junto com a nossa equipe do CREAS, não se cale. Disque 100. Faça sua parte!”, diz Arlethe, em trecho do vídeo.

Também estão programadas abordagens educativas na área central, live para informar sobre a funcionalidade dos órgãos responsáveis no enfrentamento de violência sexual contra crianças e Adolescentes, palestras online (google meet) e diversos vídeos temáticos destinados às crianças, adolescentes e professores, que foram produzidos pela equipe de CREAS em parceria com a Semec.

A linguagem, a música e a mensagem, utilizados nos vídeos, contribuem para identificação de cada público alvo e incentivam a denunciar situações de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio de canais como o Conselho Tutelar e Polícia Militar.

De acordo com a secretária Julliana Ortega, em virtude da pandemia, as ações estão sendo realizadas, de forma remota, com notícias, publicações e divulgação de informações com temas relacionados à campanha. “A luta é de todos nós. São as nossas crianças. É o nosso futuro”.

CANAIS DE DENÚNCIA:

– Disque 100

– DISQUE 181

– 190

– CONSELHO TUTELAR – 67 9847-6600

Related posts

Defesa de Dr. Leandro não consegue direito de resposta na Justiça contra jornal de Campo Grande

Anaurelino Ramos

Nova norma nacional deve impulsionar registro de uniões estáveis em Cartório

Anaurelino Ramos

Gaiseiro lidera caminhada neste sábado pela manhã e adesivaço a tarde

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário