A Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), promoveu nesta semana a 5ª edição da Oficina Culinária de Aproveitamento de Alimentos. A iniciativa, que tem como foco o combate ao desperdício, capacitou as participantes para a produção de pães, bolos e doces feitos com frutas e legumes.
Nesta edição, participaram onze voluntárias e beneficiárias do Instituto Um Gesto de Amor, uma das entidades que recebem doações de frutas, verduras e legumes dos permissionários das Centrais. Os produtos arrecadados pela instituição são distribuídos para famílias de baixa renda no Jardim Noroeste e em outras regiões carentes de Campo Grande.
Na quarta-feira (21), primeiro dia da oficina, as alunas assistiram a uma palestra sobre higienização e manipulação de alimentos. Foram apresentadas dicas de manuseio e armazenamento para garantir a qualidade e a preservação dos compostos nutricionais dos produtos.
Na quinta-feira (22), as participantes colocaram a mão na massa em uma aula prática de panificação, utilizando ingredientes acessíveis e nutritivos como banana, mandioca, batata-doce e abóbora.
As aulas foram ministradas pela tecnóloga em alimentos da Ceasa/MS, Fernanda Zequim; pela nutricionista da Agraer, Mariana Marques Corrêa; e pela técnica social rural da Agência, Maria Elieuza Viana. As atividades ocorreram no Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer).
A 5ª Oficina Culinária de Aproveitamento de Alimentos foi concluída nesta sexta-feira (23), na sede da Ceasa/MS, com a entrega dos certificados de participação a cada uma das alunas, realizada pelo diretor de Abastecimento e Mercado da instituição, Fernando Begena.
Durante o encerramento, o diretor-presidente da Ceasa/MS, Daniel Mamédio, agradeceu pelo engajamento das alunas e também as parabenizou pelo trabalho realizado no instituto.
A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas com os princípios de sustentabilidade e inclusão social, incentivando o uso integral dos alimentos e promovendo a valorização da mulher por meio da capacitação culinária.
“O principal objetivo é que elas levem esse conhecimento para dentro de casa e possam ampliar o cardápio para os seus familiares, filhos. A oficina também oferece uma nova perspectiva de autonomia financeira para mulheres, ensinando técnicas de reaproveitamento de alimentos e preparando as participantes para que elas eventualmente possam empreender ou gerar renda extra a partir dos conhecimentos adquiridos”, comenta Mamédio.
A expectativa é de que novas edições sejam realizadas com as demais entidades beneficiadas pela Ceasa/MS, ampliando o alcance do projeto e impactando positivamente a vida de mais sul-mato-grossenses.
Texto e fotos: Ceasa/MS