Vale do Ivinhema Agora
Campo Região

Centro de Inclusão Digital conecta comunidade rural do Assentamento Teijin à internet

Ação promove a inclusão social, estimula o cooperativismo, o uso de tecnologias para o aumento da geração de renda e facilita o acesso aos serviços públicos

Cogecom,

 

O prefeito Gilberto Garcia inaugurou nesta manhã de sexta-feira (19), o Centro de Inclusão Digital “Edson Tolotti Machado”, localizado no Assentamento Teijin, com total infraestrutura e uma rede interligada por 10 computadores com conexão gratuita à internet, impressora, televisor de 43 polegadas, projetor multimídia e mobiliário (armário, cadeiras e mesas).

O projeto beneficia produtores da Cooperativa de Prestação de Serviço e Reforma Agrária do Vale do Ivinhema – COPAV, como também estudantes e a comunidade rural em geral.

A iniciativa é resultado de mais uma parceria da Prefeitura de Nova Andradina (através da Semdi) com o governo do estado de MS, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Presentes na solenidade de inauguração, o prefeito Gilberto Garcia, vereador Airton Castro e o presidente da Copav, Valdecir Alves dos Santos, homenagearam o saudoso ex-vereador Edson Tolotti Machado, que foi um dos batalhadores deste projeto. A filha de Tolotti, Nayelle, representou os familiares do ex-vereador e morador deste assentamento e agradeceu pela denominação do novo espaço.

Cb image default
Foto: William Gomes

“Meu pai lutou por isso, mas esta é uma conquista de toda comunidade. Obrigada pela homenagem”, declarou Nayelle.

Com um olhar voltado à agricultura familiar, o prefeito Gilberto ressaltou a importância das parcerias entre governo – municipal e estadual – instituições não governamentais, neste caso, a COPAV, para a viabilização de projetos que promovam que estimulam o cooperativismo e o uso de novas tecnologias no campo como forma de aumentar a produção e melhorar as condições de vida do homem do campo.

Cb image default
Foto: William Gomes

“Este espaço abre um novo leque para ações do governo municipal junto aos moradores, possibilitando a prefeitura desenvolver novos cursos na área de qualificação profissional e geração de renda”, considerou, conclamando o governo do estado para a formalização de novas parcerias para o transporte de calcário até os assentamentos.

O governo do estado foi representado pelo superintendente de ciência, tecnologia, produção e agricultura familiar, Rogério Pereta, que destacou a importância dessa ferramenta de inclusão digital para a abertura de novos horizontes por meio do acesso a cursos técnicos e de educação à distância, entretenimento e serviços públicos. “É uma ferramenta importante que poderá fortalecer a associação e oferecer maior facilidade para atender às demandas por assistência técnica, saúde e serviços”, avalia Rogério.

Cb image default
Foto: William Gomes

O Centro de Inclusão Digital

O Centro de Inclusão Digital é coordenado pelo projeto Tecnologias Sociais para o Desenvolvimento de Território da Cidadania de MS – o Tecsocial, aprovado junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação E Comunicações-

Dentre os seus objetivos, o principal é criar uma rede de centros de inclusão digital- Recid, o qual viabilizará nas comunidades acesso ás tecnologias digitais de informação e comunicação, atuará como um meio de promover inclusão social, além de estimular o cooperativismo, aplicação de tecnologias para o aumento da geração de renda e a participação em políticas públicas.

Atualmente a rede é composta de nove Centros de Inclusão Digital, sendo 05 localizados em assentamentos rurais, e 04 localizados em aldeias indígenas que estão conectados em rede.

Related posts

Presidente Lula vem a MS em 4 de dezembro para oficializar demarcação de terra indígena

Anaurelino Ramos

Secel abre votação para análise do Plano Municipal da Primeira Infância

Anaurelino Ramos

Justiça exige ações contra poluição do ar em MS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário