Vale do Ivinhema Agora
Região

CMO desencadeia operação para coibir crimes na fronteira

Durante a operação, ações serão intensificadas na faixa de fronteira oeste

O Comando Militar do Oeste desencadeou nesta segunda-feira a Operação Ágata de Aço II, com objetivo de coibir crimes transfronteiriços, como narcotráfico, contrabando e descaminho e tráfico de armas e munições.

Além do combate aos crimes, neste segundo semestre, a operação também vai intensificar a presença do Exército na faixa da fronteira oeste, com intuito de melhorar a eficácia das ações de inteligência, e este ano tem como premissa o princípio de surpresa, com aumento no número de operações, sendo mais curtas e pontuais.

Nas regiões de fronteira de Mato Grosso do Sul, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) será responsável pela condução das ações militares, em conjunto com as demais forças e órgãos de segurança pública e agência federais, estaduais e municipais. Efetivo de 600 militares e 238 viaturas da Brigada atuarão nas ações.

Durante o segundo semestre, serão intensificadas as operações de inteligência, aproveirando o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), além da execução de ações preventivas e repressivas de combate aos ilícitos transfonteiriços e incremento de meios e recursos com maior tecnologia.

A Operação Ágata de Aço é parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, criada por decreto em novembro de 2016 e realizada sob a coordenação e integração de representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI); do Estado-Maior do Exército (EME); do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; da Secretaria da Receita Federal; da Polícia Federal; da Polícia Rodoviária Federal; da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores. (Correio do Estado)

Related posts

Marquinhos do Dedé faz demissão em massa na prefeitura de Vicentina

Anaurelino Ramos

Quase 20 mil advogados decidem diretoria da OAB-MS nesta sexta-feira

Anaurelino Ramos

Fim de semana terá tempo estável, umidade baixa e aumento da temperatura em MS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário