Vale do Ivinhema Agora
Economia

Cobrança de Taxa do Lixo continua gerando reclamações em Nova Andradina

Apesar na inovação dos prazos na cobrança, tarifa não detalha a forma como foi calculado os valores (Reprodução)

A cobrança da taxa de coleta do lixo em Nova Andradina (MS), município com com 48.563 habitantes, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) pesquisado no ano de 2022, ainda continua rendendo reclamações e pode voltar a ser alvo de polêmica.

Desta vez, leitor em contato com o Vale do Ivinhema Agora, enviou a sua tarifa para conhecimento do site. Quando reclamou da ausência de opção na forma de pagamento. Ou o seu boleto da o prazo X para o pagamento.

Passando do dia do vencimento o documento não disponibiliza nenhuma opção a mais para a sua quitação. Nem mesmo com o acréscimo de juros e multa.

Sinalizado que a dívida pode ir direto para o setor de inadimplência do tesouro municipal. E por sua vez, nem  desconto para quem paga a vista ou antes do vencimento.

Justiça

Por outro lado, o contribuinte também reclama da ausência de clareza no cálculo da cobrança. Alega ele que, reside em um imóvel em companhia da esposa. E vai pagar um valor maior que em um imóvel menor, mas que por sua vez habita mais moradores.

Argumenta ele que a cobrança, pode estar sendo calculada de forma errônea. Pois consta em seu carne o código da planta imobiliária da cidade e nada referente a essa nova cobrança.

O leitor deixa claro que em seu entender, quem produz lixo não é o imóvel, mas sim os moradores que residem nele. e isso se deve levar em consideração.

Cálculo

O internauta ainda diz que, a fórmula de calcular a tarifa da coleta de lixo tem que ser mais clara e transparente. Pois é uma lei e ela deve sr cumprida, mas diante de transparência.

A fórmula de calcular, deveria ser pela quantidade de coletas realizadas ao longo do ano. Somado ao custo dos serviços aprovados pelo município.

E por sua vez, que o documento informe o valor unitário da coleta. Neste caso haveria justiça. Quem produz mais lixo paga mais. Quem produz menos pagaria menos.

O que na verdade falta, conforme o leitor é uma planilha de custo do serviço. O que nunca foi apresentado, nem mesmo durante a aprovação da lei.

Mais condições de pagar

Em entrevista na Rádio Massa FM, o prefeito do município, Dr. Leandro Fedossi abordou o assunto. Em uma oportunidade, ele relatou sobre a taxa de lixo, que tem casos de tarifa mais caras.

Mas por sua vez, essa tarifa mais caras seria emitidas apenas para pessoas que podem pagar. O prefeito, que foi vereador e presidente da Câmara, não conseguiu esclarecer a fórmula usada para essa taxação.

Taxa

A taxa de lixo é um tributo municipal que financia o serviço de coleta de lixo. O pagamento da taxa é obrigatório por lei federal. 

No caso de Nova Andradina, o contribuinte reclama da transparência, pois não se sabe se a cobrança está sendo pelo tipo de imóvel, ou a quantidade de coletas e a localidade. (Vale do Ivinhema Agora)  

 

 

 

 

Related posts

Mato Grosso do Sul encerra 2024 com saldo positivo de 12,4 mil empregos formais

Anaurelino Ramos

Governo Municipal reforça parceria com setor comercial para impulsionar economia

Anaurelino Ramos

Proleite: Governo de MS inicia programa para melhorar rebanho e aumentar produção de leite

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário