Nesta sexta-feira (12), comemora-se o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Santa Padroeira do Brasil.
Também se comemora o Dia da Criança, do Atletismo, Corretor de Seguros, Descobrimento da América (1492), Engenheiro Agrônomo, Dia do Mar e o Dia Nacional da Leitura.
Fogos
Houve salva de fogos logo pela manhã, em todas as Igrejas, qual Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira.
Votação em Batayporã
Em Batayporã os grupos ainda estão digerindo a votação de seus candidatos obtidos no último dia 07, no primeiro turno.
Deputados
O que mais estava em jogo era a votação para deputado estadual. Cada grupo, no afã de mostrar a sua força.
Dione Hashioka liderou
Em Batayporã, Dione Hashioka liderou a votação para deputada estadual. Dione Hashioka era apoiada pelo ex-candidato a prefeito do PR, o técnico em agropecuária, Mineiro.
Mesmo passando dos 21 mil votos a ex-deputada não se elegeu. Em Batayporã obteve 1.132 votos. É importante ressaltar, que Dione Hashioka, é muito conhecida em Batayporã.
Prestou serviços de odontologia nos postos de saúde do município. Poderia avançar ainda mais. Com a votação atribuída a ex deputada, Mineiro saiu mais fortalecido politicamente.
Os grupos políticos estão de olho nas eleições de 2020. E na cadeira ocupada hoje por Jorge Takahashi.
Mara Caseiro
Mara Caseiro foi a segunda mais votada em Batayporã. Ela também não se elegeu. O grupo, liderado pelo vereador Germino da Roz, conseguiu 697 votos para a deputada Mara Caseiro.
É uma votação que a deputada já reclamou na eleição passada. Mas diante do quadro, não foi mal votada. Não se sabe a quantidade de recursos aplicados no pleito, em Batayporã.
Racha
Já se trata de um pequeno racha no grupo de Mineiro. Germino também é um dos “prefeitaveis” em 2020. Ambos estão no mesmo partido. Agora resta saber quem vai ter mais força lá na frente.
Grupo do Prefeito
O candidato do grupo do Prefeito, Renato Câmara, do MDB obteve 451 votos. Desta forma, se tiver pensando em reeleição, Takahashi vai ter que digerir bem essa votação atribuída a Renato Câmara.
Um recado das urnas. No grupo do prefeito constava também o vereador Maurício Ribeiro, do MDB. Em outras cidades, do mesmo porte do eleitorado de Batayporã, Renato obteve uma melhor votação.
Trabalho
Não se sabe aí, se essa votação dada a Renato Câmara é fruto do trabalho dele em Batayporã. Que na verdade ficou muito a quem neste mandato.
Tirando alguns recursos de emendas parlamentar, quase nada mais foi notado no município, fruto do trabalho de Renato Câmara.
Barbosinha
A liderança política que mais se apresentou em Batayporã foi o deputado Barbosinha. O deputado estadual e ex-secretário de segurança pública obteve 245 votos nas urnas de Batayporã.
Muito baixa.
Barbosinha foi um dos avalistas da chapa Takahashi/Luiz Fernando. Mas a promessa de uma boa administração não chegou.
Por sua vez, o deputado não divulgou o que fez pela cidade. Principalmente o fato do vice prefeito Luiz Fernando, se desligar da administração.
O vice que prometeu muito trabalho e parceria na gestão, a mais de ano se quer pisa o pé na prefeitura. Então será necessária uma boa avaliação política dos grupos, para saber de qual forma querem chegar em 2020.
Pois apesar dos pesares, Batayporã não vai acabar até lá, como profetizou um candidato, no passado bem próximo. Fuuuuuuuuuuuuuui…
Anaurelino Ramos