Vale do Ivinhema Agora
Coluna do Foca

Coluna Foca Online

Nesta terça-feira (16), comemora-se o Dia da Ciência e Tecnologia, do Anestesiologista e o Dia Mundial da Alimentação.

Agradecimento

A odontóloga Dione Hashioka agradeceu os eleitores de Nova Andradina, segundo ela, pela expressiva votação obtida na cidade no último dia 07 de outubro.

Dione Hashioka postulou uma vaga para a Assembléia Legislativa. Mesmo ficando em 16º lugar na votação geral ela não entrou.

As 24 cadeiras da AL acabaram sendo preenchidas por candidatos que obtiveram uma votação menor. A chamada legenda. Ela tira alguns que obtiveram mais votos e outros menos votados entram por conta do voto da tal legenda.

Dione Hashioka agradece eleitorado de Nova Andradina, depois de ser a mais votada na cidade, com quase 9 mil votos (Foto: Divulgação)

Rede social

Depois de postar o agradecimento em rede social, a assessoria da ex-candidata “repicou” o material à imprensa.

Votação

Ontem ainda, a coluna aqui, abordou esse assunto. Principalmente no tocante a votação obtida pela ex-deputada.

Opção

A coluna disse que Dione Hashioka, pode ser uma opção tucana nas eleições municipais de 2020.

Poder I

Seu esposo, Roberto Hashioka, administrou Nova Andradina por três mandatos.

Detran

Hoje preside o Detran/MS a convite do Governador atual.

Poder II

O casal perdeu o poder na última eleição municipal, por coincidência para um ex-aliado, o atual Prefeito Gilberto Garcia, o GG.

Disputa

O cacique político da família e do grupo, Roberto Hashioka, chegou a comentar a possibilidade na época, de não disputar a Prefeitura.

Depois de algumas pesquisas acabou disputando o pleito, quando perdeu por 27 votos.

Mas quem conhece os bastidores políticos de Nova Andradina, sabe que o casal Hashioka, pode sim voltar a disputar o poder na eleição vindoura.

Principalmente depois da votação que a ex-deputada obteve em Nova Andradina.

Então a partir de agora é só aguardar as articulações, até porque, pretendentes a cadeira do palácio “Hzão” é o que não falta.

Votação em Batayporã

Ontem comentei sobre a votação que alguns grupos políticos conseguiram para candidato a deputado estadual em Batayporã.

Votação tucana

O vereador Cícero Leite, e seu grupo político conseguiram a quantia de 340 votos para o deputado Professor Rinaldo.

Ele ficou com a quarta votação em Batayporã. Não é uma boa votação, mas o que parece ocorreu pouco investimento.

Cícero Leite é também um dos que está de olho na cadeira ocupada pelo atual prefeito Jorge Takahashi. O presidente da Câmara, também é um protetor do Prefeito.

E diante do quadro político, sai bem da desgastante campanha. Aliado da vice-governadora Rose Modesto e do irmão deputado estadual, o tucano quer abrir caminho para uma eventual candidatura a Prefeito.

Alguns erros cometidos neste quase dois anos, podem atrapalhar os planos do vereador Cícero Leite. Mas não ao ponto de inviabilizar, caso de fato queira mesmo postular o executivo.

Taquarussu

Em Taquarussu a queda de braço entre situação e oposição foi novamente acirrada. O candidato a deputado estadual mais votado foi o tucano Onevan de Matos.

Onevan foi apoiado pelo grupo do Prefeito Roberto Nem. Saindo das urnas com 514 votos, para um eleitorado de 3.197 votos.

Destes, apenas 2.486 compareceram as urnas. Dione Hashioka ficou na segunda colocação. A candidata de Nova Andradina obteve 468 votos. Seguido por Londres Machado, com 453 votos.

A votação dos primeiros colocados da o termômetro do clima eleitoral na cidade. Principalmente para o próximo pleito municipal. Fuuuuuuuuuuuuuuui…

Anaurelino Ramos

 

 

Related posts

Coluna Foca Online

Anaurelino Ramos

Coluna Foca Online

Anaurelino Ramos

Coluna Foca Online

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário