Vale do Ivinhema Agora
Coluna do Foca

Coluna Foca Online

 

Oitivas na ‘Nova’ vai interrogar acusados de disseminar desinformação

A juíza titular da 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina, Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira, marcou para os das 12 e 13 de fevereiro o interrogatório dos acusados de disseminar…

…Desinformação e mentiras, as chamadas fake News, durante o processo eleitoral do ano passado…

…Esse agendamento deixou muita gente de cabelo em pé e barba de molho. Apesar de todos já terem ciência da denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral.

Cassação

O Promotor que assinou a denúncia, também pediu a cassação da candidatura, do agora prefeito Leandro Ferreira Fedossi…

Começando

O site Nova Noticias informou que, a juíza rejeitou pedidos para anulação de citações feitas pelo aplicativo WhatsApp…

…Pois são essas conversas que traz o verdadeiro bastidor da campanha do Dr. Leandro…

…As trocas de mensagens foram anexadas ao processos. Além do prefeito que se elegeu, alguns dos réus foram nomeados em cargos estratégicos da administração do novo prefeito…

…Vamos acompanhar para ver o desenrolar de tudo isso e onde vai chegar…

…Uma vez que condenado for, cabe recurso. Aquele tal negócio de ‘subir’ lá para cima.

TRE mantém multa aplicada em candidato de oposição em Angélica

O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul, julgou procedente a representação que aplicou penalidade e multa ao então candidato de oposição à Prefeitura de Angélica, Roberto Silva Cavalcanti, ficando o placar em 3×2.

Sentença

A sentença foi proferida pelo Juízo titular da 27ª Zona Eleitoral, que julgou procedente a representação movida pela Coligação “Angélica no Caminho Certo”, que na época reclamou prática de propaganda eleitoral irregular.

Publicação no Facebook

Segundo a denúncia, seu Roberto Silva Cavalcanti, teria publicando em sua página pessoal na rede social facebook, conteúdo ofensivo à imagem e à honra do candidato a prefeito Edison Cassuci, representante da coligação autora, nas eleições de 2024.

Tio Cassução

Na nota, supostamente seu Roberto teria feito uma pergunta ao eleitorado se estariam dispostos a votar no sobrinho do ex-prefeito João Donizete Cassuci, hoje também conhecido em Angélica como ‘Cassução’.

Inelegível

E lógico, argumentando na época, que João Cassuci, teria ficando inelegível na campanha passada…

E por aí foi a nota ácida publicada no face do seu Roberto…

…Até o próprio Ministério Público Eleitoral entendeu que a nota teria ultrapassado o limite do direito à livre manifestação de pensamento…

…E concordando com a imposição de uma multa no valor de R$ 5 mil aos representados. No caso o candidato de oposição e sua coligação.

Mesmo grupo

A defesa da oposição interpôs recurso (ID 12565525), alegando que as declarações veiculadas na publicação questionada tratam de fatos notórios, amplamente conhecidos entre os eleitores e envolvem figuras da política local…

…como João Donizete Cassuci, ex-prefeito é tio de Edison Cassuci, ambos pertencentes ao mesmo grupo familiar e político…

… Não teve jeito a multa foi mantida no Tribunal Regional Eleitoral…

…Detalhes você pode acompanha no Recurso Eleitoral número 0600501-39.2024.6.12.0027.

Improcedente

Já em Ivinhema a Ação de Investigação Judicial Eleitoral julgou improcedente a denúncia de abuso de poder econômico que, feita pela coligação “Amor e Respeito por Ivinhema”, contra o prefeito reeleito Juliano Ferro e sua vice-Prefeita Ângela Casaroti Cardoso.

Concordou

O Representante do Ministério Público opinou pela improcedência da ação. O argumento da oposição, seria que, o repassa a entidades da sociedade civil organizada de Ivinhema seria vedada em ano eleitoral.

A Justiça Eleitoral entende que, para a caracterização do abuso do poder seja político ou econômico é necessário que hajam provas robustas…

…Devida a inexistência de provas para comprovação dos fatos não restou nada a não ser implicar na improcedência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE e na extinção do processo…

…É o que consta a sentença do Juiz Eleitoral Rodrigo Barbosa Sanches, Juiz da 27ª Zona Eleitoral. Por hoje a coluna vai ficando por aqui. Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuui…

Anaurelino Ramos é  Foca 

 

 

 

 

Related posts

Coluna Foca Online

Anaurelino Ramos

Coluna Foca Online

Anaurelino Ramos

Coluna Foca Online

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário