Vale do Ivinhema Agora
Cultura Política Região

Conselho de Igualdade Racial apoia projeto de Cotas em Concurso Público

COGECOM

 

Cb image default
Divulgação

Proposta de Lei é do vereador Josenildo Ceará, que prevê a reserva de 20% das vagas para as populações negra, parda e indígena.

Na tarde desta segunda-feira (6) de 2023, o COMPIRC-NA(Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania de Nova Andradina), esteve reunido em reunião extraordinária com o objetivo de apreciar o Projeto de Lei que institui cotas étnico-raciais para concursos públicos no âmbito do município de Nova Andradina, com reserva para candidatos negros, pardos e indígenas.

Cb image default
Divulgação

O tema debatido foi suscitado pela propositura de autoria do vereador Josenildo Ceará, que reserva 20% das vagas ofertadas em concursos públicos municipais a estes segmentos raciais da sociedade.

Na oportunidade o vereador Josenildo explanou pareceres sobre as propostas de legislação que prevê as cotas nos âmbitos estadual e federal, e discorreu sobre a importância do município criar legislação que resguarda as populações negra, pardo e indígena.

 

O presidente do COMPIRC-NA, Domingos Aparecido Gonçalves, enfatizou a importância do engajamento do Conselho na luta por políticas públicas de promoção a igualdade racial. “Sabemos que há uma dívida histórica do país com os negros e essa iniciativa é mais uma forma de inclusão”, disse o presidente do Conselho.

Cb image default
Divulgação

Com o entendimento dos conselheiros presentes, o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade. Na apresentação da proposta na Casa de Leis, prevista para ser lida na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (7), os conselheiros, ao final da reunião, decidiram fazer presença no auditório do Plenário Sidney Sanches, em demonstração pública de apoio à matéria que entrará em tramitação.

Papel do COMPIRC-NA

Cb image default
Divulgação

O Conselho Municipal de Promoção de Politicas de Inclusão Racial e Cidadania de Nova Andradina, em seu exercício e competência, é o responsável, dentre outras atribuições, pela formulação, coordenação, definição de diretrizes e articulação de políticas para a promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra, afetada por discriminação racial e demais formas de intolerância, promovendo, sobretudo, o combate à discriminação racial e étnica;

Related posts

Alarde de gripe aviária em Angélica não se confirma

Anaurelino Ramos

Adecoagro oferece curso gratuito para formação de operadores de máquinas agrícolas 

Anaurelino Ramos

Vereadora Professora Regiane quer “Salas Rosas” nos ESFs de Novo Horizonte do Sul

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário