Vale do Ivinhema Agora
Cultura

Defensoria de MS garante acréscimo de sobrenome indígena a líder de Dourados

Anastácio Peralta adotou o sobrenome indígena “Ava Kwarahy Rendyju”.

Texto: Danielle Valentim

 

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, através do Núcleo de Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir), assegurou o acréscimo de um sobrenome indígena a um líder da etnia Kaiowá, da Aldeia Panambizinho, localizada em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

O coordenador do Nupiir, defensor público Lucas Pimentel, relata que o povo Kaiowá, assim como outras comunidades indígenas, possui a tradição de alterar o nome ao longo da vida. Atualmente, o ritual de batismo inclui frequentemente a cerimônia Nhemongarai, um ritual guarani de atribuição do nome religioso (tupã réra).

“Os rezadores (Ñanderu e Ñandesy) determinam o nome que está vinculado à alma e à origem da pessoa. A partir desse ritual tradicional, cada membro da comunidade é agraciado com um nome indígena que lhe é designado, refletindo as características de sua personalidade”, explica o defensor público.

Após o batismo, Anastácio Peralta adotou o nome indígena “Ava Kwarahy Rendyju”, que, em português, significa literalmente “Homem Sol Nascente”.

Dessa forma, motivada por razões religiosas, pessoais e tradicionais, a Defensoria intermediou o pedido de acréscimo do sobrenome no registro civil. O assistido optou por manter seu nome não indígena e, em seguida, adicionar o nome indígena, visando evitar complicações com a sociedade majoritária (não indígena) e, ao mesmo tempo, preservar sua cultura.”

Related posts

Luan Pereira leva multidão ao delírio em show histórico pelos 66 anos de Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Governo entrega nova sede do Detran em Angélica e reforça compromisso com modernização e desenvolvimento regional

Anaurelino Ramos

Departamento de Cultura de Batayporã abre inscrições para mapeamento cultural

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário