Vale do Ivinhema Agora
Campo Política

Deputada Gleice Jane pede canal de WhatsApp para emergências em comunidades rurais

Parlamentar apontou que embora muitas comunidades rurais tenham acesso à internet via rádio, a falta de sinal de telefonia convencional cria um desafio.

Iniciativa visa melhorar o acesso a serviços de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar em áreas com baixo uso de telefonia convencional.

 

Por: Danúbia Burema    

 

A deputada estadual Gleice Jane (PT) protocolou, nesta terça-feira (13), indicação para otimizar o atendimento de emergências nas comunidades camponesas de Mato Grosso do Sul. A proposta visa a criação de um número de WhatsApp dedicado para serviços essenciais como Bombeiros, SAMU e Polícia Militar, com o objetivo de facilitar o acesso dessas comunidades a serviços de proteção e segurança.

“Embora muitas comunidades rurais tenham acesso à internet via rádio, a falta de sinal de telefonia convencional cria um desafio significativo. Isso porque a população muitas vezes consegue acessar o aplicativo de mensagens, mas o número 190, quando não há sinal de antena, não funciona. Portanto, a criação de um canal de WhatsApp para serviços emergenciais é fundamental para garantir que essas comunidades possam acessar rapidamente ajuda quando necessário”, explica a parlamentar.

Em muitas áreas rurais, o uso de telefones convencionais é restrito, o que cria barreiras significativas para o acesso a serviços emergenciais. A proposta busca adaptar os meios de comunicação às novas tecnologias amplamente utilizadas, como o WhatsApp, que está presente na maioria dos smartphones. Essa medida pretende garantir uma resposta mais rápida e eficiente em situações de emergência, beneficiando agricultoras e agricultores familiares, povos indígenas e quilombolas.

A criação do canal de WhatsApp permitirá um contato direto e imediato com as autoridades competentes, facilitando o acionamento dos serviços de emergência e potencialmente salvando vidas. Além disso, promoverá a inclusão digital e a equidade no acesso a serviços básicos, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e fortalecendo a confiança nas instituições públicas.

A indicação solicita o apoio do deputado federal Vander Loubet e da deputada federal Camila Jara como articuladores para que a proposta seja encaminhada ao Governo Federal por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Related posts

Relatora da CPI das Bets, senadora Soraya Thronicke tem reforço na segurança pessoal

Anaurelino Ramos

Bitto Pereira se reelege para mais três anos à frente da OAB/MS

Anaurelino Ramos

Câmara de Nova Andradina abrirá campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário