Vale do Ivinhema Agora
Cultura Política

Deputados aprovam projeto de Gleice Jane que reconhece legado de Tia Eva

Por:    Foto: Divulgação ALEMS

Proposta altera a denominação de troféu concedido em solenidade na ALEMS para “Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva”

Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta quarta-feira, 23 de outubro, o Projeto de Resolução da deputada estadual Gleice Jane (PT) que reconhece o legado de Tia Eva na luta por promoção social e contra o racismo.

A Resolução 32/2024 altera a ementa da Resolução 39, de 9 de setembro de 2009, incluindo o nome de Tia Eva no Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares, que passará a se chamar “Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva”.

Para a autora do projeto, a resolução vai além de uma alteração no nome. “Tia Eva foi uma mulher quilombola que teve apagada dos livros e da história a sua contribuição para a formação da nossa Capital. Incluir o nome de Tia Eva nesse troféu é justo, mas também necessário para resgatar e manter viva a memória dessa mulher negra que sempre foi uma liderança e símbolo de resistência em terras sul-mato-grossenses”, declarou Gleice.

Criado pelo então deputado estadual Amarildo Cruz (PT), o troféu (que inicialmente era uma uma medalha) é uma homenagem anual concedida pela Assembleia Legislativa de MS às pessoas físicas ou jurídicas, como instituições públicas, organizações não-governamentais, universidades ou outros, que tenham efetiva atuação no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no Estado de Mato Grosso do Sul.Neste ano, a cerimônia de entrega do troféu está prevista para o dia 28 de novembro e cada deputado pode indicar o nome de uma pessoa ou entidade para o recebimento do troféu.

Related posts

Com saída de Leite, Riedel passa a ser o único governador do PSDB no Brasil

Anaurelino Ramos

PGJ pede condenação de prefeito acusado de ameaçar deputado durante entrevista em rádio

Anaurelino Ramos

Festival Vale das Ruas movimenta Nova Andradina com danças, batalhas e oficinas

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário