Vale do Ivinhema Agora
Educação Região

Direitos da Criança e do Adolescente são debatidos em Conferência Municipal

Assessoria PMB, PMB

O Centro de Convivência do Idoso “Eliza Soares da Cruz” se transformou no palco das discussões da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com o apoio da Prefeitura de Batayporã, por meio pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).

Com a presença de crianças, adolescentes, representantes de órgãos e instituições, o evento teve como objetivo criar um espaço democrático de discussão para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

A cerimônia de abertura contou com a presença da secretária de Assistência Social, Leia Maria; e da vice-presidente do CMDCA, Eliane Alves da Costa, no ato representando o presidente do Conselho; e foi abrilhantada por uma apresentação cultural das crianças assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Cb image default

Para a secretária Leia Maria, a conferência é um espaço importante para fortalecer o movimento em defesa dos direitos da criança e do adolescente. “Não basta somente fazer valer os direitos das crianças e adolescentes, nós temos que dar oportunidades a eles. É através de conferências que vamos conseguir implementar isso, com a opinião dos usuários dos serviços e de profissionais”, frisou a Gestora ao ressaltar que as grandes conquistas na área da Assistência Social foram por meio de conferências.

Na mesma linha, Eliane, vice-presidente do CMDCA, destacou o momento para decidir políticas públicas capazes de mudar a vida do público-alvo, garantindo oportunidades mais amplas e justas.

A programação contou com palestra ministrada pela presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Vera Lúcia Silva Ramos, que versou sobre o tema central da conferência “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”, destacando principalmente os direitos e deveres que toda criança e adolescente tem.

Cb image default

Os trabalhos se estenderam durante todo o dia com extensa programação, que contou ainda com apresentações culturais da adolescente Marilana Colodino dos Santos e dos alunos da escola de Educação Especial “Luz do Amanhã” – Apae; debates, grupos de trabalho para elaboração de propostas em torno da temática e eleição dos delegados para a conferência estadual.

A 9º Conferência Municipal foi conduzida por cinco eixos norteadores: a Garantia de Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; a Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças de Adolescentes; o Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; a Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e os Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes. As propostas consolidadas farão parte da X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Cb image default

O evento foi destacado pela presença da secretária municipal de Educação e Cultura, Sônia Nantes; pela coordenadora de Proteção Social Especial, Tatiane Henrique Rodrigues Gonçalves; coordenadora de Proteção Social Básica, Adriana Tavares; coordenadores dos serviços socioassistenciais e Agentes Comunitários de Saúde.

Cb image default

Fotos: Assessoria PMB

Related posts

Primeira do Brasil com cotas indígenas em todos os cursos, UEMS promove cidadania e transforma vidas

Anaurelino Ramos

Dr. Leandro disse que lixo dos containers já foram recolhidos

Anaurelino Ramos

Sem coleta, containers de lixo estão abarrotados em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário