Vale do Ivinhema Agora
Política

Diretor do Detran-MS enaltece parceria da Assomasul em ações de trânsito

Willams Araújo

O diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Nacional de Trânsito), Roberto Hashioka, enalteceu a parceria da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) em ações voltadas à melhoria do trânsito no Estado, ao abrir na manhã desta quinta-feira (5), no auditório da entidade, o III Encontro Estadual sobre Gestão, Educação e Legislação de Trânsito.

Hashioka, que já foi prefeito da cidade de Nova Andradina e um dos diretores da Assomasul, agradeceu ao presidente da entidade, Pedro Caravina, representado no ato pelo diretor-executivo, Zé Cabelo, pela cooperação que tem dado ao desenvolvimento de projetos relacionados ao setor.

O dirigente disse que a participação de representantes municipais na política de combate a violência no trânsito é muito importante para a redução dos índices de acidentes, dentro do que prevê o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito).

Apesar das estratégias e das campanhas educativas voltadas ao setor, Hashioka considerou os indicadores preocupantes, o que, segundo ele, reflete significativamente no aumento dos gastos públicos.

A ideia do governo, segundo ele, é estabelecer metas como forma de reduzir em 50% os índices de acidentes no trânsito.

Elogios semelhantes foram feitos pela presidente do Cetran-MS (Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Regina Duarte, e pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

Regina disse que Caravina tem sido um grande parceiro toda vez que a Assomasul é acionada para estabelecer termos de cooperação visando a melhoria no trânsito em Mato Grosso do Sul.

Videira, por sua vez, disse que o compromisso do contrato de gestão que assumiu na Secretaria de Justiça e Segurança Pública é reduzir o índice de criminalidade, incluindo no trânsito, que, segundo o titular da pasta, além de diminuir os custos públicos, preserva vidas.

“Então, esse encontro é muito importante, como também é importante a participação de representantes do interior para que tragam a sua realidade”, sugeriu, ao destacar, mais uma vez, a parceria da Assomasul na pessoa do presidente Pedro Caravina, o qual fez questão de lembrar que foram colegas de turma como delegados da Polícia Civil.

Entre outras autoridades civis e militares, o ato contou com a participação do Comandante Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta.

PROGRAMAÇÃO

Voltados a gestores municipais, coordenadores de Educação de Trânsito e presidentes das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI), o encontro conta com extensa programação durante esta quita-feira e a continuidade na sexta-feira (6).

Entre os temas em debate nesta quinta estão: Audiência Pública do PNATRANS; III Encontro Estadual sobre Gestão, Educação e Legislação de Trânsito; Infração de Trânsito, Novos Códigos; Infrações de Competência do município e de dupla competência (autuação, penalidade); Fiscalização, autuação (lavratura do auto de infração); notificação de condutores de veículos automotores e apresentação de Defesa Prévia à Autuação.

SEXTA-FEIRA

O evento terá sequencia a partir das 8 horas desta sexta-feira com palestras a respeito da “intersetorialidade e educação para o trânsito; Educação para o trânsito; e apresentação de ações do Movimento Maio Amarelo.

 

Related posts

Saiba quem são os militares de MS indiciados pela PF por tentativa de golpe

Anaurelino Ramos

Sinalização de ruas no bairro Umbaracá é reivindicada na Câmara

Anaurelino Ramos

Parceria garante investimentos às comunidades indígenas e ampliação da rede de proteção às mulheres

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário