Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Em Batayporã, mais de 30 servidores concluem curso técnico do programa Saúde com Agente

Formandos e gestores registraram conquista da primeira turma do projeto Saúde com Agente. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Iniciativa realizada pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, Conasems e UFRGS mobiliza agentes comunitários de saúde e de combate às endemias garantindo diploma profissional

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Batayporã

Cb image default

ACS Alessandra comemorou conclusão da formação. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (9), a solenidade de entrega dos certificados de conclusão dos cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, promovido em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A cerimônia de finalização ocorreu na Câmara de Vereadores e foi acompanhada por gestores da área e secretários municipais. Ao todo, 32 agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias atuantes no município concluíram a formação, que contou com mais de 1.200 horas e é certificada por diploma técnico expedido pela UFRGS.

Os cursistas contaram com uma extensa agenda formativa, que incluiu conteúdos teóricos e práticos mediados por plataforma e encontros online, além do suporte de preceptoras. A proposta da preceptoria é orientar e apoiar os estudantes em seus processos de aprendizagem no acompanhamento das atividades práticas. Em Batayporã, a função foi desempenhada pelas enfermeiras Larissa Ruiz e Marcela Leite..

Cb image default

Secretária Letícia Sanches também entregou certificados aosformandos e destacou atuação dos profissionais. Foto: Maicon Araújo -Prefeitura de Batayporã.

Cb image default

Equipe da SMS preparou lembrança para os agentes. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Cb image default

Prefeito Germino Roz enfatizou fortalecimento da atenção primária à saúde. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Cb image default

Representante dos ACS e ACE, Claudia Mustafá, motivou e parabenizou os colegas. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

A formanda Alessandra Henrique Pereira Rocha, que é agente comunitária de saúde há 19 anos e atualmente trabalha na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Anorinda Marcelina, avaliou a iniciativa. “A experiência do curso era uma expectativa nossa há muito tempo, um desejo de ter uma formação mais adequada e que trouxesse mais conhecimentos”, disse.

“O curso trouxe um olhar diferente. Por mais que a gente tenha anos de trabalho, de atuação diária, nós ganhamos mais possibilidades e projetos inovadores”, descreveu a servidora. A certificação também foi destacada pela profissional. “Esse diploma mostra que nós conquistamos realmente o nosso lugar. Hoje nós vemos que nossa profissão é reconhecida”, acrescentou.

A satisfação também foi compartilhada pela colega Regiane Neves Barbosa, da ESF Santo Antônio. Mesmo de licença-maternidade, a agente fez questão de comparecer à cerimônia acompanhada do filho, o pequeno Heitor, de dois meses de idade. “O curso foi de grande valia. Foram 10 meses e passamos por muitos momentos. Por mais que víssemos a importância, houve dias em que ficamos apreensivos. Concluir é uma vitória e eu não podia faltar”, contou Regiane.

Fortalecer o SUS

O projeto Saúde com Agente visa melhorar os indicadores e a qualidade dos serviços de atenção primária prestados à população através do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 97% dos municípios brasileiros já aderiram ao programa. A intenção é fortalecer toda a política de Atenção Básica.

Nesse contexto, o prefeito Germino Roz destacou a consolidação da atenção primária à saúde em Batayporã. “Quando falamos da gestão em saúde é preciso pensar primeiro em fortalecer a base. Tenho orgulho da nossa rede e sei que esse trabalho é construído por vocês (ACS e ACE) há muito tempo. Nós damos as ferramentas e as condições, mas vocês efetivam um trabalho contínuo de aprimoramento das ações”, enfatizou aos formandos.

A secretária Letícia Sanches também ressaltou o papel dos profissionais. “Os agentes de saúde e de endemias são peça fundamental do SUS. Eles não apenas representam, mas são de fato o elo entre a comunidade e a unidade de saúde. São o ponto inicial que nos leva a tecer toda uma rede”, concluiu.

Cb image default

Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Related posts

Polícia recupera 126 cabeças de gado furtadas e remarcadas avaliadas em R$ 400 mil

Anaurelino Ramos

Prefeitura de Angélica divulga gabarito de concurso

Anaurelino Ramos

Plantões de telemedicina podem reduzir filas de espera por especialidades em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário