Vale do Ivinhema Agora
Cultura

Em MS, presidente da Funai reforça o dever dos governantes de garantir direitos aos indígenas

Joenia Wapichana destacou que esses direitos são uma obrigação universal

Alanis Netto/Correio do Estado

Em MS, presidente da Funai reforça o dever dos governantes de garantir direitos aos indígenas

Em MS, presidente da Funai reforça o dever dos governantes de garantir direitos aos indígenas – Divulgação

A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, esteve em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (23) para um encontro com o Governo do Estado, que foi representado pelo vice-governador, José Carlos Barbosa, que reuniu deputados, autoridades e a equipe de trabalho do governo federal.

“Falamos sobre os problemas enfrentados pela população indígena que além da não demarcação dos seus territórios, enfrentam a falta de políticas públicas. Pontuei o direito à educação indígena”, disse o deputado estadual Pedro Kemp (PT), que esteve presente no encontro.

“Como disse o deputado Pedro sobre a educação indígena, não é a demarcação que gera direitos. A premissa é de que os direitos já existam. Direito a ter unidades básicas de saúde, escola pública. A gente pode exercer um papel de obrigação universal”, endossou a presidente da Funai.

Joenia contestou as respostas burocráticas, comumente divulgadas em MS, de que água, Saúde e Educação não podem ser oferecidos aos indígenas que estão em áreas de retomada ou à beira da estrada.

“Garantir direitos é papel das prefeituras, do Estado de MS e do governo federal”, disse a presidenta da Funai. Na reunião de hoje, Joenia frisou que quase 5 % da população de Mato Grosso do Sul é indígena e merece toda atenção nas políticas públicas.

Participaram da reunião além das autoridades do governo do Estado, governo federal e PF, a bancada do PT formada pelos deputados estaduais Kemp, Gleice Jane e o ex-governador, Zeca do PT.

Joenia e sua equipe seguiram a Dourados. A agenda no Sul do Estado foi a entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Escola Tengatuí Marangatú, na Aldeia Jaguapiru. Em seguida,  uma reunião com a Coordenação Regional (CR) de Dourados e Ponta Porã.

Amanhã, a representante do governo federal vai participar da Grande Reunião da lideranças indígenas, a Assembleia da Aty Guassu.

Related posts

Luan Pereira leva multidão ao delírio em show histórico pelos 66 anos de Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Governo entrega nova sede do Detran em Angélica e reforça compromisso com modernização e desenvolvimento regional

Anaurelino Ramos

Departamento de Cultura de Batayporã abre inscrições para mapeamento cultural

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário