O município de Nova Andradina (MS) foi criado pela Lei nº 1.189, de 20 de dezembro de 1958. No entanto, vem comemorando o seu aniversário, todo dia 30 de abril.
Decreto
Nesta data, marca apenas a instalação oficial do município. Uma mudança feita por decreto lei.
Esse decreto visava na oportunidade, favorecer os comerciantes da cidade no tocante a compras de final de ano.
No passado, o aniversário de Nova Andradina, era comemorado todos os dias 20 do mês de dezembro.
Concorrência
No início dos anos 2000, quando o dólar quase que se equiparava ao Real, nas vésperas de final de ano eram comuns as idas de um grande número de moradores de Nova Andradina ao Paraguai.
E na época, lideranças do setor lojista e comercial, reclamavam da concorrência com o país vizinho e pediram uma providência ao executivo.
Presentes de final de ano

Pois muita gente aproveitava o feriado para efetuarem suas compras e presentes de final de ano, na cidade de Pedro Juan Cabellero (PY).
Quando então, o prefeito da época, atendeu os comerciantes e fez a troca do feriado de 20 de dezembro, dia da emancipação do município, para 30 de abril. Data que marca a instalação do município e comarca.
Ainda não se acostumaram
A verdade é que, a população, os moradores mais antigos, ainda não se acostumou com essa troca puramente mercantilista.
Nova Andradina
A População Total do Município hoje ultrapassa o número de 55 mil. A última amostragem oficial versa sobre o ano de 2010. Divulgada pelo Censo Demográfico do IBGE.
Quando o município tinha ainda cerca de 10 mil moradores a menos do que os números atuais.
Área total

Sua Área é de 4.776 km² representando 1.3374% do Estado, 0.2984% da Região e0.0562% de todo o território brasileiro.
Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.786 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).
História
A região foi colonizada por Antônio Joaquim de Moura Andrade por volta de 1938. Ele adquiriu do estado a Fazenda Caapora, que passou a denominar-se Fazenda Primavera.
Em 1951, adquiriu também a Fazenda Baile, da qual, em 1957, destacou uma gleba e implantou os alicerces da cidade de Nova Andradina.
O município foi criado pela Lei nº 1.189, de 20 de dezembro de 1958. (Vale do Ivinhema Agora)
Poder

O município é hoje administrado pelo Prefeito José Gilberto Garcia (PR). Ele tem 66 anos. Por duas décadas o mesmo grupo político administra os rumos da cidade.
Em dezembro, Gilberto Garcia, vai completar oito de administração. Ele pegou a gestão do ex-prefeito Roberto Hashioka. E quatro anos depois a entregou de volta.
E voltou a assumir o posto. Mas desta vez na condição de opositor. Uma vez que, ambos se desentenderam politicamente. E daí não reataram mais os laços políticos entre ambos. (Vale do Ivinhema Agora)

