Segundo levantamento da FG/A, investimentos em novas fábricas aumentaram potencial de produção nacional em 2,6 milhões de toneladas
A Energética Santa Helena, que controla uma usina em Nova Andradina (MS), anunciou em suas redes sociais que começou as atividades de sua planta de açúcar na última segunda-feira, 11. De acordo com o texto, a unidade produzirá apenas o adoçante VHP, destinado para exportação. No total, 80 novos empregos foram gerados com a iniciativa.
O investimento já era de conhecimento do mercado e fez parte de um levantamento da consultoria FG/A apresentado durante a Conferência NovaCana 2024, em setembro. “São mais 2,6 milhões de toneladas de capacidade entrando com plantas novas”, disse o sócio da FG/A, Juliano Merlotto, que seguiu: “Algumas delas atrasaram e vão iniciar nesse ano ou no ano que vem”.
Conforme relatório de sustentabilidade da Santa Helena, a companhia registrou uma moagem recorde de 2,24 milhões de toneladas na safra 2023/24. Atualmente, a usina pode produzir, anualmente, até 180 milhões de litros de etanol e 150 mil toneladas de açúcar.
Fundada em 1992, a Energética Santa Helena expandiu suas atividades em 2010. Contudo, dificuldades financeiras fizeram com que solicitasse recuperação judicial cinco anos depois. Em 2021, com o fim do processo de recuperação, a empresa retomou os planos de investimentos.
Renata Bossle – NovaCana