Vale do Ivinhema Agora
Educação Região

Escolas municipais convocam pais, servidores e alunos à escolha de seus diretores

Divulgação

 

As eleições escolares acontecem na próxima quarta-feira (21), a partir das 6h30, nas dependências das unidades de ensino

 

Cogecom,

 

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Nova Andradina realiza pela primeira vez no município, eleições diretas para a escolha dos diretores e diretores-adjuntos de escolas e centros de educação infantil da rede municipal de ensino.

Para o exercício e consolidação do princípio da gestão democrática nas escolas, a SEMEC convoca para participar das eleições escolares, que ocorrem na próxima quarta-feira (21), a todos segmentos com direito a voto, desde os pais de estudantes aos professores e administrativos, além de alunos com idade acima de 12 anos.

Organizada pela Comissão Central Eleitoral e Comissões Eleitorais de cada escola, responsáveis pela coordenação e fiscalização de todo processo eleitoral, as eleições ocorrem nas dependências de 15 unidades de ensino. Nos Ceinfs “Pequeno Príncipe”, “Elizabeth Robiano”, “Sonho de Criança” e “Monteiro Lobato” não haverá processo eleitoral por conta da unidade de ensino não ter diretor escolar e número de matriculados abaixo de 200 alunos.

Nas escolas com aulas em 3 turnos (“Luis Cláudio Josué”, “João de Lima Paes” e “Efantina de Quadros”), a votação terá início às 6h30 e encerramento às 19h30. Já nas demais unidades, o início está previsto para as 6h30 e fechamento das urnas às 18h. Em 4 escolas (“Brincando de Aprender”, “Pingo de Gente”, “Machado de Assis” e “Efantina de Quadros”) e 3 ceinfs (“Marly Moreti”, “Mundo Encantado” e “Paulo Fattor”), os aspirantes ao cargo de direção concorrem em chapa única. Nas demais unidades de ensino as disputas ocorrem entre duas chapas.

De acordo com o secretário Fábio Zanata, as eleições diretas atendem à legislação municipal, mais especificamente, ao artigo 19 da Lei 1.430/2018. Além disso, é um compromisso do governo municipal com os profissionais da educação.

“Ao adotar a gestão democrática nas escolas e centros de educação infantil municipais, a Prefeitura Municipal dá a oportunidade para que toda a comunidade escolar possa contribuir de forma direta para a melhoria da qualidade da educação de todos os estudantes matriculados na Rede Pública Municipal. Por isso, é fundamental a participação dos pais ou responsáveis, neste momento histórico e inédito no município”, declara o professor Zanata.

O edital com os procedimentos e condições para a realização das eleições diretas para a escolha dos diretores e diretores adjuntos das Unidades da Rede Municipal de Ensino foi publicado no Jornal Oficial do Município, nos termos da lei Municipal 1430/2018, de 12 de janeiro de 2018. Os eleitos assumem os cargos a partir de 2019.

Related posts

Primeira do Brasil com cotas indígenas em todos os cursos, UEMS promove cidadania e transforma vidas

Anaurelino Ramos

Dr. Leandro disse que lixo dos containers já foram recolhidos

Anaurelino Ramos

Sem coleta, containers de lixo estão abarrotados em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário