Um incêndio registrado no Parque Ecológico Águas do Guarani, em São Gabriel do Oeste, a 140 km de Campo Grande, destruiu parte da vegetação e matou animais que viviam no local. Segundo o Idest, o incêndio teria sido causado por faíscas de fogos de artifício.
Os “explosivos” de festa teriam sido te soltos por moradores da vizinhança em comemoração a vitória do Brasil contra o México, na Copa do Mundo de Futebol.
Depois de tomar força, o incêndio foi controlado pela equipe da brigada de incêndio da Prefeitura Municipal. No entanto, as chamas destruíram a vegetação e mataram animais.
Clima seco – O clima seco predominante nesta época do ano influencia para o aumento de focos de incêndios. Neste período de estiagem, tornam-se mais frequentes as queimadas em vegetação.
Autoridades orientam a população para que não jogue ponta de cigarros em locais inapropriados e evite fogueiras, uma vez que as fagulhas podem ser levadas pelo vento e podem espalhar as chamas. Também é recomendável não soltar fogos de artifícios perto de áreas florestais.
O cidadão pode fazer a sua parte e auxiliar na prevenção dessas ocorrências. O trabalho preventivo é muito simples e pode ser executado facilmente, seguindo algumas dicas e orientações:
– Não lançar pontas de cigarro nas vegetações, com a baixa umidade este gesto imprudente aumenta o risco de incêndios;
– Não jogar lixo fora das lixeiras, pois, o vidro e as latas de metal em contato com o sol, podem aquecer e dar origem a um incêndio:
– Não acender fogo perto de vegetação, não utilizar queimada para limpeza de terrenos em uma época muito seca;
– Evite soltar fogos de artifícios próximos de áreas florestais;
– Não faça queimadas, procure outras técnicas de limpeza do terreno;
– Incêndios florestais poluem o meio ambiente, alteram o ecossistema e podem provocar acidentesrodoviários;
– Ao notar um incêndio próximo da rodovia procure telefonar para uma autoridade, isso pode evitar um acidente rodoviário devido à fumaça;
Para acionar a brigada de incêndio da Prefeitura, entre em contato através do telefone 067.99606.0586. (CG News)