Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Fumacê irá reforçar ações de combate ao Aedes Aegypti em Nova Andradina

Com avanço das notificações, Secretaria de Saúde intensificaações para frear a proliferação do mosquito

 

O avanço das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti acende um alerta em Nova Andradina. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, já são 206 notificações, com 27 casos confirmados de dengue e 5 de Chikungunya.

Diante do cenário preocupante, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações para frear a proliferação do mosquito transmissor das doenças, iniciando a borrifação ultrabaixo volume (UBV), conhecida como Fumacê, pelos bairros com maior incidência de casos: Centro Educacional, Durval Andrade Filho (Morada do Sol) e Argemiro Ortega.

Conforme o cronograma do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a nebulização terá início no bairro Centro Educacional, nesta quinta-feira (20). A aplicação ocorrerá em horários estratégicos, das 4h às 7h e das 17h às 20h, períodos em que há maior atividade do mosquito.

A Secretaria de Saúde reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da ação. Para que o inseticida tenha maior eficácia, é necessário que os moradores mantenham portas e janelas abertas durante a passagem do fumacê, permitindo que o produto alcance o mosquito dentro das residências.

Além disso, é fundamental que os moradores protejam peixes e pássaros, pois o produto utilizado na nebulização pode ser prejudicial. A recomendação é cobrir aquários e gaiolas para evitar qualquer risco à saúde dos animais.

Importante frisar que os serviços podem ser adiados ou até mesmo cancelados em caso de chuvas, ventos ou neblina, uma vez que tais atividades meteorológicas prejudicam a aplicação do veneno.

O Governo Municipal segue mobilizado para frear a transmissão das arboviroses e alerta a população para redobrar os cuidados eliminando criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, vasos de plantas, calhas e caixas d’água destampadas.

Related posts

Empresário que apontou arma para PM vai para clínica psiquiátrica

Anaurelino Ramos

Dengue recua em MS, mas avanço da Chikungunya acende alerta de que cuidados precisam ser mantidos

Anaurelino Ramos

Acaba a vacinação contra a influenza em Batayporã

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário