Essa é a segunda operação com apreensão de cocaína em aeronave na região do Vale do Ivinhema (fotos e vídeos: Divulgação/PM)
Quatro brasileiros foram presos durante a ação; um suspeito numa camionete esperava pela droga em uma fazenda
Por: Vale do Ivinhema Agora
A Polícia Militar do 8° Batalhão do Vale do Ivinhema, sob coordenação do Comando de Policiamento da Área 1 (CPA-1), apreendeu um helicóptero carregado com 200 quilos de cocaína, na manhã desta quinta-feira (3), na cidade de Batayporã (MS).
Quatro pessoas foram presas, todos brasileiros. O helicóptero foi interceptado enquanto pousava em um heliporto, localizado em uma fazenda, numa região de ilha entre o Rio Bahia e o Rio Paraná, uma área várzea conhecida como “100 Alqueires dos Paraguaios”.
Na fazenda, um homem que se preparava para receber a droga com uma Toyota Hilux de cor prata, foi surpreendido e detido, juntamente com os acusados que estavam na aeronave.
O Comando do 8° BPM está coordenando toda ação. Um piloto da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que estaria se deslocando para pilotar a aeronave, não poderá efetuar o transporte do helicóptero, devido a algumas restrições da aeronave apreendida, que não fez as revisões necessárias.
De acordo com as regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), não poderá ser pilotada. A Aeronave ficará sob custódia do 8BPM, para ser periciada.
Esta é a segunda vez que a Equipe da Força Tática faz apreensão de uma aeronave carregada com cocaína na região do Vale do Ivinhema. Um avião com mais de meia tonelada de cocaína foi apreendido em agosto do ano passado na cidade de Ivinhema.
A ação faz parte da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, no lado brasileiro da região de fronteira.
A operação contou com apoio de 15 policiais militares e mais 5 viaturas pertencentes ao 8° Batalhão de Nova Andradina.