Vale do Ivinhema Agora
Educação

IFMS: Abertas inscrições para oferta de auxílios estudantis

Seleção oferta auxílios Permanência, Alimentação, Transporte, Moradia Estudantil e Indígena e Quilombola a estudantes de cursos presenciais

por Osvaldo Sato

Estudantes dos cursos técnicos integrados, da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), dos cursos técnicos subsequentes e da graduação presenciais já podem se inscrever na seleção do Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para o ano letivo de 2025.

São oferecidos os auxílios Permanência, Alimentação, Transporte, Moradia Estudantil, e Indígena e Quilombola. Os valores variam de R$ 80 a R$ 300 por mês, conforme a modalidade e o campus onde o estudante está matriculado.

Para se inscrever, o estudante deve atender aos seguintes requisitos:

  • estar matriculado e com frequência regular em, no mínimo, três unidades curriculares presenciais;
  • não cursar apenas estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou atividades complementares;
  • não ter mais de duas reprovações por falta no semestre anterior; e
  • ter renda familiar per capita deve de, no máximo, um salário mínimo vigente.

O edital deste ano, segundo a Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae), traz uma mudança na exigência relacionada à renda familiar. Antes, a renda per capita não deveria ultrapassar 1,5 salário mínimo, mas com a Lei nº 14.914/2024 passou a ser estipulado o limite de um salário mínimo.

Para calcular a renda per capita, é necessário dividir a renda familiar bruta mensal pelo número de integrantes do grupo familiar, conforme os documentos listados no Anexo 1 do edital.

Todas as regras do processo seletivo estão no Edital nº 26/2025, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições – Devem ser feitas até 4 de abril, na Página do Candidato.

Após preencher o formulário de inscrição, o estudante deve atualizar o Questionário Socioeconômico, fazer o upload da documentação solicitada e escolher o dia e horário para o atendimento presencial, quando a documentação será verificada.

Na inscrição, é preciso indicar os auxílios aos quais pretende concorrer, podendo optar por todas as modalidades disponíveis no campus em que está matriculado, desde que atenda aos requisitos estabelecidos no edital.

Modalidades – Os auxílios previstos no Programa de Assistência Estudantil do IFMS são os seguintes:

  • Permanência: auxílio financeiro para cobrir necessidades acadêmicas e pessoais, garantindo a permanência do estudante na instituição.
  • Alimentação: auxílio para despesas com alimentação durante o curso.
  • Transporte: repasse mensal para o transporte entre o campus e a residência do estudante, caso ele não tenha acesso a transporte gratuito garantido pelo poder público.
  • Moradia estudantil: auxílio para estudantes que se mudaram de município para estudar no IFMS, ajudando com os custos de aluguel e proporcionando melhores condições para a permanência.
  • Indígena e Quilombola: auxílio financeiro para estudantes indígenas e quilombolas que residem em suas comunidades, considerando as especificidades culturais e geográficas de suas regiões.

Cronograma – No dia 7 de abril está prevista a publicação da lista de inscritos com a data e o horário para os atendimentos presenciais, que ocorrerão entre os dias 8 e 28.

Os resultados preliminar e final estão previstos para os dias 5 e 8 de maio, respectivamente.

Os estudantes classificados formarão um cadastro reserva e poderão ser convocados para receber os auxílios entre abril e dezembro, prazo de vigência do edital.

Related posts

UEMS/Nova Andradina: Projeto Ateliê da Moda abre inscrições para curso de costura para mulheres migrantes e brasileiras

Anaurelino Ramos

Câmpus da UFMS de Nova Andradina oferece especialização na área de Ciências Humanas

Anaurelino Ramos

Projeto Ateliê da Moda abre inscrições para curso de costura profissional em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário