Por volta das 16 horas, a Polícia Militar foi acionada pelo irmão do autor, pois teriam retornado de Ivinhema, onde foram em busca de uma medida protetiva para sua mãe em desfavor do próprio filho. Ao saber da ação da mãe e dos irmãos, o jovem teria ficado alterado e agressivo e então tentou agredi-los e os ameaçou de morte.
Os policiais foram até a casa na casa e foram recebidos pelo autor que estava com algumas barras de ferro na mão e que dizia não ter agredido ninguém. Em contato com uma das vítimas, a mãe de 59 anos, relatou que o filho a ameaçou de morte dizendo que iria matá-la juntamente com seus irmãos.
A equipe de Força Tática de Nova Andradina que estava no distrito, foi solicitada para prestar apoio para efetuar a detenção do autor. No momento que foi dado voz de prisão, o jovem saiu em disparada pulando vários muros de residências. Foram realizadas rondas no intuito de localizá-lo, sendo que a guarnição do Tático conseguiu detê-lo na Rua Manoel Vieira Marques.
Após a detenção, autor ficou muito agressivo e violento, sendo necessário o uso de algemas para conduzi-lo para delegacia de polícia de Ivinhema. O detido mesmo depois de imobilizado dentro da viatura, continuava dizendo que iria matar seus irmãos quando sair da cadeia.