Vale do Ivinhema Agora
Eventos

MASSAPÉ, 25 anos reunindo centenas de jovens nas férias de julho

 

O Brasil vive taxas alarmantes de depressão juvenil, são quase 10 por cento de adolescentes buscando sentido de vida, simplesmente para existirem. Psiquiatras, psicólogos e profissionais da saúde em geral juntam esforços para combater um mal tão terrível, que pode levar à dependência de medicamentos, disforia e até mesmo ao suicídio. Há anos grupos religiosos também se uniram a sociedade buscando sanar uma procura sombria da morte. Sendo assim, a Renovação Carismática Católica oferece através do amor a Deus, devoção à Nossa Senhora, alegria e busca da santidade, uma oportunidade aos adolescentes e jovens. Importante ressaltar que a Igreja não se opõe aos tratamentos médicos que devem ser realizados no combate da depressão juvenil, apenas nos aliamos a tantos que hoje sofrem desse mal.

São 25 anos de história, centenas de pessoas atingidas e muitas vidas transformadas. O Massapé, evento da igreja Católica, acontece por mais de duas décadas na cidade de Campo Grande, MS. Uma semana de evento, todas as noites, no mês de julho, visando justamente as férias estudantis. Uma equipe com mais de 60 pessoas, grupos, ministérios, equipes e pregadores de outras cidades, tudo voltado para os jovens que terão nesse encontro uma experiência incrível com a sua própria vida e com Deus. O idealizador do projeto é Wellington Franco, ele conta que em meados dos anos 90 o grupo de jovens sentia a necessidade de trazer mais coisas voltadas à juventude, especialmente devido a falta de engajamento dos jovens. E como no mês de julho alguns viajavam e outros permaneciam na cidade, eles notaram a oportunidade perfeita.

Começaram a rezar e planejar algo que fosse além do grupo de oração e que não acontecesse apenas no final de semana. Franco conta que quando eles estevam num momento de oração, alguns visualizaram vários pés amassando barro, então procuraram no dicionário e viram o nome “Massapé”, terra fértil. Os jovens recebiam um crachá no formato de pézinho, iam nas ruas evangelizar e falavam com as pessoas que passavam por eles. Outra pessoa que também estava envolvido com o inicio do evento é o missionário da comunidade Boa Nova, Márcio Rodrigo, ele conta que os jovens saiam para anunciar o retiro por volta das 2 horas da manhã, colavam panfletos pela cidade afim de fazer que os jovens se envolvessem no Massapé. De acordo com Wellington, reunir os jovens durante as férias de julho perdura até os dias de hoje, algo que espera acontecer por muitos anos ainda. Os temas são abordados pedagogicamente, as noites são recheadas de teatros, músicas, danças, momentos de partilha e até uma gincana entre equipes. Por mais que o Massapé aconteça no decorrer de uma semana, a cada dia os participantes são encorajados a levar mais amigos nos dias seguintes. A ideia é atingir o maior número de jovens possível.

Uma das pessoas que tiveram uma mudança no rumo de sua vida a partir do Massapé, é o jornalista Erick Garcia de 32 anos. Ele conta que na adolescência tinha uma certa resistência com eventos da igreja Católica, achava que não poderia se divertir num retiro. Foi quando na adolescência um amigo o convidou para participar do encontro, mas ele relutou, disse que não estava afim de fazer parte. Ele aceitou apenas depois de saber que no evento teria muitas meninas, pois tinha a intenção de ficar com uma ou outra garota. Então o jovem acompanhado de um amigo foram participar de uma das primeiras edições do Massapé, e ao chegarem, ambos se encantaram com a alegria e empolgação do grupo. Os meninos participaram todos os dias, ganharam a gincana que acontece do decorrer do retiro, e segundo ele, o Massapé transformou sua vida.

Atualmente Erick faz questão de continuar a participar das outras edições do evento, conheceu os melhores amigos que leva até hoje em sua vida, e sim, ele conseguiu uma garota no Massapé, pois conheceu a sua esposa no ano de 2008 durante o retiro. Segundo o coordenador diocesano do ministério jovem e organizador do evento, Alécio Ayala, essa edição tem como premissa a mudança na vida dos jovens, através de Jesus, segundo ele muitos acreditam ser utópico tal mudança, porém quando se apoia em Cristo, tudo é possível. Esse ano tendo como tema “Que todos sejam um”, o que marca o Massapé em 2018 também é a integração da Igreja Católica, pois são diversas paróquias, movimentos e comunidades que se unem nesses cinco dias.

Arlene Domingues, fundadora da comunidade Irmãos de Assis é uma das presenças confirmadas, assim como pregadores da comunidade Colo de Deus, da cidade de Curitiba, que arrasta multidões em seus shows e encontros oracionais. Também entre as presenças confirmadas estão a Comunidade Católica Boa Nova, o coordenador estadual da Renovação Carismática Católica, Rafael Simões, Comunidade Católica Palavra que Salva, Ministério Voz dos adoradores, Comunidade católica Irmãos de Assis, Grupo de oração Filhos do Céu, da cidade de Sidrolândia, obra Shalom entre outros movimentos e comunidades que fazem parte da Arquidiocese.

Até o momento mais de 400 ingressos antecipados já foram vendidos, além do mais, grupos de jovens de Chapadão do Sul, Sidrolândia, Aquidauana entre outras cidades somarão à juventude de Campo Grande. E você ficará de fora dessa? O Massapé 2019 acontecerá entre os dias 16 a 20 de julho, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a partir das 19 horas. Para mais informações basta entrar em contato pelo telefone (67) 99291-9176 e falar com Alécio Ayala ou acessar a nossa página no facebook “Massapé Campo Grande”. Esperamos por você!

 

Texto Ana Cristina da Cruz

Related posts

Kamisa 10 leva público ao delírio em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

2º Torneio de Pesca: Paulo Pimenta vence na categoria Projeto Conviver

Anaurelino Ramos

Torneio de Pesca atrai público à Lagoa do Sapo e encerra semana de festividades em Batayporã

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário