Cogecom,
Após quase 60 dias da entrega dos materiais de construção para 20 famílias do Bela Vista II, a diretora da Agehnova, Márcia Lobo, esteve no bairro para verificar o impacto que esse benefício teve na melhoria das condições de moradia dessas pessoas.
E a surpresa não poderia ser melhor. O visual das residências mudou. Uma transformação capaz de emocionar os moradores e a gestora do município de Nova Andradina.
A dona Marcia Maria Garcia da Silva, 56 anos, mãe de dois filhos, é uma das beneficiadas. Ela contou que o material foi utilizado para rebocar e fazer uma calçada no entorno da casa. “Quando eu me mudei pra cá, coloquei as coisas dentro e pedi proteção a Deus. O vento entrava pelos tijolos, não tinha segurança. Agora eu estou bem, não posso me queixar. Posso dizer que hoje tenho minha casa, tenho outra vida. Essa ajuda que o prefeito deu pra gente foi muito boa mesmo. Eu agradeço muito o seu Gilberto, o Nenão e a Márcia por tudo que fizeram pela gente. O próximo passo é colocar um piso nos cômodos”, ressalta, planejando novas melhorias.
Mãe de dois filhos, Gislaine Moura, 30 anos, disse que quando entrou na sua moradia tinha apenas duas paredes erguidas, a do quarto e do banheiro. Foi o próprio esposo que levantou os outros cômodos, colocou as portas, janelas e o telhado. “Primeiro foi a entrega do título provisório, que me deu a garantia de que tenho um teto onde pôr os meus meninos. Depois, foi a entrega dos materiais, onde consegui rebocar e fazer o acabamento. Ainda tenho cimento e areia para fazer outras melhorias. A gente divide o serviço em parcelas, paga e vai dando um passo após o outro”, destaca a dona de casa, que agradece o poder público. “Foi uma luta grande e sem o governo municipal não íamos dar conta de fazer tudo sozinhos”.
O autônomo, Leandro Alberto Lima de Araujo, 32 anos, é uma espécie de líder do bairro e no seu tempo livre dedica-se a fazer melhorias na sua própria residência e ainda dá uma mão nas obras da vizinhança. Casado com Sandra Arruda Duarte Araujo e pai do Lucas Leandro e da Camile Gabriele ele relembra quando foi recebido no gabinete do prefeito Gilberto Garcia para pedir ajuda e resolver o impasse da paralisação das obras do residencial.
“Reunimos as famílias e fomos até o prefeito, ele abriu as portas da administração, cobramos nossos direitos e fomos atendidos. Hoje, estamos na nossa casa, com o título em mãos. Aí veio esse material e é uma ajuda muito grande. Isso é ótimo, porque só a gente, não consegue né(sic). Você trabalha assalariado, paga as contas e não sobra nada. Mas, nós queremos dar o melhor pra nossa família, o conforto, a segurança e, o governo municipal nos deu essa tranquilidade”, declara o autônomo.
Para a diretora da Agehnova, Marcia Lobo, a entrega dos materiais tem um impacto positivo na vida das famílias e também na economia do município. “É gratificante ver o brilho nos olhos de cada morador, vibrando pela sua conquista. Isso é dar dignidade, é realmente priorizar as pessoas. Sinto feliz por ajudar a realizar este sonho da casa própria, de ver o resultado desse projeto social, no qual o governo municipal vem se dedicando todos os dias. Ganham as famílias, e ganha o comércio, que vende mais, girando a roda da economia”, declarou a gestora.
No total, as famílias receberam 635 sacos de cimento, 900 sacos de cal, 190 metros cúbicos de areia, tintas, seladores acrílicos, batentes, portas, guarnições, fechaduras, bancadas de mármore sintético e materiais de instalação hidráulica e sanitária, entre outros produtos de acabamento.
O valor do convênio entre a Prefeitura de Nova Andradina, através da Agehnova (Agência de Habitação Municipal) e governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agehab (Agencia de Habitação de MS) é de R$ 94.534,62. As 20 unidades habitacionais beneficiadas fazem parte do Programa FINIS – Fundo Nacional de Habitação e Investimento Social.