Órgão recebeu 364 denúncias em quase um mês e meio, a maioria por propaganda irregular e compra de votos
Thalya Godoy – Midiamax
Levantamento do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) aponta que, entre 20 de junho a 31 de agosto, o órgão apresentou 255 AIRCs (Ações de Impugnação de Registro de Candidatura) nas eleições de 2024.
Esses processos foram movidos contra postulantes que não atendem aos requisitos para disputar cargos eletivos, seja por não preencherem as condições de elegibilidade ou por apresentarem causas de inelegibilidade.
Além disso, o MPMS recebeu 364 denúncias relacionadas às eleições de 2024, a maioria por propaganda irregular e compra de votos. Entre elas, 329 foram admitidas e distribuídas às Promotorias de Justiça das respectivas Zonas Eleitorais. O restante foi arquivado devido à falta de elementos mínimos para a apuração.
No mesmo período, foram realizados 9.693 peticionamentos e 7.644 processos estão em tramitação entre todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
O primeiro turno das eleições de 2024 está marcado para 6 de outubro, enquanto o segundo turno está previsto para 27 do mesmo mês.