Vale do Ivinhema Agora
Economia Região

MS mantém crescimento econômico e pode superar índice de 2014

Levantamento foi realizado por consultoria especializada em finanças

 Por correiodoestado

Mato Grosso do Sul é um dos seis estados brasileiros que manterá a média de crescimento econômico em 2019, com chances de superar o resultado registrado em 2014 pelo Produto Interno Bruto (PIB), período em que o país entrou na pior recessão da história contemporânea.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2014 manteve-se praticamente estável em relação ao ano anterior, registrando variação positiva de 0,1%. Em valores correntes, a riqueza gerada pela economia brasileira no período atingiu R$ 5,52 trilhões (ou US$ 1,73 trilhão).

Completando a lista estão: Pará, Roraima, Mato Grosso, Santa Catarina e Rondônia. Pelos dados da consultoria responsável pelo levantamento, Tendências, em 2017 e 2018, esses Estados já tiveram um desempenho acima da média nacional. E devem continuar assim neste ano.

Em termos regionais, o Norte terá o maior avanço do PIB em 2019 por causa da recuperação de algumas áreas, como a indústria eletroeletrônica do Amazonas muito sensível ao ciclo econômico. Junto com o Nordeste, a região foi uma das que mais sofreram com a recessão econômica.

A Consultoria aponta que, no geral, quase todos os estados estão com as despesas de pessoal acima do limite de 60% e enfrentam dificuldade para pagar servidores. Mas, no caso de Mato Grosso do Sul, com crescimento maior da economia, a arrecadação tende a aumentar e dar ligeira folga aos cofres públicos.

Nos demais 20 Estados e no Distrito Federal, os novos governadores não terão o mesmo alívio. Pelo levantamento, eles terão crescimento abaixo da média nacional e não conseguirão voltar ao nível pré-crise. Alagoas, Maranhão e Sergipe são os que estão mais distantes do patamar de PIB registrado em 2014. “Em vários locais, esse nível só deverá ser alcançado em 2020 ou 2021”, diz o economista da Tendências, Adriano Pitoli, responsável pelo levantamento ‘Cenários Regionais 2019-2023’.

DIFERENCIAL

Pitoli explica que, no caso dos seis Estados, a economia foi impulsionada pelo bom desempenho do agronegócio, pela maior exposição ao mercado internacional e pela maturação de projetos de mineração, como o da Vale, no Pará.

Há ainda aspectos inusitados que devem ter impacto no PIB. É o caso do crescimento do número de imigrantes venezuelanos em Roraima – que esteve sob intervenção federal até 31 de dezembro. “Mesmo que de forma atabalhoada, há um movimento maior da economia, com mais pessoas buscando ocupação e suporte do governo federal”, argumenta o especialista.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ser influenciados pela expectativa de safra recorde de soja em 2019. A agricultura também reforçará a economia de Rondônia. Em Santa Catarina, o dólar favorável vai ajudar a indústria de carne e metalurgia.

*Com informações da Assessoria da Semagro

Related posts

Feirão oferta mais de 150 oportunidades de emprego em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Publicada convocação para provas práticas do concurso da Prefeitura de Batayporã

Anaurelino Ramos

Em Batayporã os combustíveis entraram a semana mais caro

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário