Vale do Ivinhema Agora
Política Região

Nova Andradina: Câmara reforça luta do SINSAP pela nomeação de novos policiais penais

por: assessoria

A Câmara de Vereadores de Nova Andradina reforçou a luta do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul (SINSAP/MS) pela nomeação dos novos policiais penais e pela abertura de novo curso de formação.

A medida visa amenizar as condições do sistema penitenciário atual, em que os servidores são obrigados a lidar com a superlotação dos estabelecimentos, além da defasagem de funcionários, conforme apontado pela instituição em reunião no gabinete da Presidência.

Além dos sindicalistas, estiveram presentes no encontro o presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, vereador Amarelinho, e os vereadores João Dan, Ricardo Lima e Robertinho Pereira.

Na ocasião, o presidente do SINSAP/MS, André Luiz Santiago, citou orientação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária em que se recomenda, para a segurança dos presídios e servidores, que o sistema carcerário conte com um agente para cada cinco detentos.

“Uma realidade muito distante em Mato Grosso do Sul, onde há um déficit de aproximadamente 8 mil servidores. Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com apenas 1,7 mil agentes penitenciários. O SINSAP/MS busca trabalhar para aumentar o efetivo”, destacou o dirigente.

De acordo com ele, cerca de 250 alunos que já passaram pelo curso de formação estão apenas aguardando a nomeação para Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário. Além disso, mais de 400 remanescentes que já passaram por todas as etapas estão aguardando o curso de formação. O concurso público é válido até março de 2021.

“O SINSAP/MS aponta a necessidade de que todos os 250 formados sejam nomeados para suprir a demanda de aumento no efetivo devido aos novos presídios inaugurados, além das vagas deixadas por servidores que se aposentaram ou estão afastados por conta do COVID-19”, acrescentou o Santiago.

Related posts

Hashioka participa de evento de prestação de contas e assinatura de convênios em Naviraí

Anaurelino Ramos

Prefeitura de Taquarussu construirá 25 moradias através do Minha Casa Minha Vida

Anaurelino Ramos

Indicação pede estudo de viabilidade para levar serviços de saúde mental ao distrito

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário