Vale do Ivinhema Agora
Economia

Nova Andradina é a 4ª cidade mais desenvolvida de Mato Grosso do Sul

Divulgação

 

Município obteve alto desempenho em emprego e renda e figura entre os mais bem colocados no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

 

 

Cogecom,

 

Nova Andradina figura entre as cidades mais desenvolvidas de Mato Grosso do Sul. É o que aponta o levantamento do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O município conquistou o 4º lugar no ranking estadual, consolidando-se como referência em desenvolvimento socioeconômico.

O estudo avaliou 5.550 municípios brasileiros com base nos indicadores de emprego e renda, saúde e educação, utilizando uma metodologia revisada e mais alinhada à realidade nacional. O IFDM varia de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento, considerando crítico (0 a 0,4), baixo (0,4 a 0,6), moderado (0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1).

Nova Andradina alcançou um índice geral de 0,7932, com destaque para o desempenho em emprego e renda, com um índice elevado de 0,9093, além de níveis moderados em educação (0,7729) e saúde (0,6975).

No ranking estadual, a “Capital do Vale do Ivinhema” aparece atrás apenas de Campo Grande (0,8101), Bataguassu (0,7995) e Três Lagoas (0,7955), superando municípios importantes como Chapadão do Sul (0,7805) e Dourados (0,7683). Em nível nacional, o município ocupa a 298ª colocação entre as mais de cinco mil cidades avaliadas.

O prefeito Dr. Leandro Fedossi avaliou positivamente o resultado, destacando que o bom desempenho de Nova Andradina reflete os esforços conjuntos da administração pública, do setor produtivo e da sociedade civil organizada. “Esse índice é reflexo de um trabalho contínuo que valoriza a geração de empregos, investimentos em saúde e educação de qualidade. Nosso compromisso é seguir avançando e promovendo políticas públicas que transformem a vida das pessoas”, afirmou o chefe do Executivo.

O IFDM é elaborado anualmente desde 2008, com metodologia revisada na edição de 2025. A nova estrutura considera variáveis mais abrangentes e realistas, incluindo fatores que extrapolam a gestão municipal, reconhecendo que o desenvolvimento local é fruto da articulação entre os diversos setores da sociedade.

A conquista reforça o papel de Nova Andradina como uma cidade em constante crescimento, comprometida com o bem-estar da população e com a construção de um futuro sustentável para as próximas gerações.

Related posts

MS têm três frigoríficos com exportações de aves suspensas pela China

Anaurelino Ramos

Juiz rejeita ação popular de MS para bloquear R$ 6 bi por fraudes no INSS

Anaurelino Ramos

Com quase 300 granjas, suinocultura impulsiona economia de MS e vira referência nacional em tecnologia de produção

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário