Vale do Ivinhema Agora
Campo Meio Ambiente

Nova Andradina terá Recebimento Itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas  

 A ação especial será realizada nesta quarta-feira (8/11) e é promovida pelo inpEV, em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina, IAGRO, cooperativas e revendedores da região  

 

São Paulo, novembro de 2023 – Os pequenos agricultores de Nova Andradina (MS) e região poderão devolver as embalagens vazias de defensivos agrícolas. Nesta quarta-feira (8/11) será realizado Recebimento Itinerante desses materiais, das 7h30 às 14h30, no Sindicato Rural de Nova Andradina.

A ação é promovida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade gestora do Sistema Campo Limpo, em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), cooperativas e revendedores de defensivos agrícolas da região.

Os Recebimentos Itinerantes visam atingir principalmente os pequenos agricultores que estão em propriedades rurais distantes das 390 unidades de recebimento (centrais e postos) que integram o Sistema Campo Limpo. Essa modalidade de devolução permite que os produtores rurais cumpram com sua obrigação legal e com sua responsabilidade no Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos que é referência mundial. O material recebido nessa ação especial segue para as centrais de recebimento mais próximas, onde será encaminhado para reciclagem ou incineração.

Só no ano passado, foram realizados 4.353 Recebimentos Itinerantes em todo o Brasil. Com essas ações e as devoluções em unidades de recebimentos, o Sistema Campo Limpo destina 100% das embalagens vazias de defensivos recebidas de forma ambientalmente correta, sendo 93% recicladas e 7% incineradas. Desde 2002, o Sistema já destinou, adequadamente, mais de 700 mil toneladas de embalagens, e só no ano passado, foram 52.538 toneladas.

Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV  

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica.  

O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.  

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802 e seu decreto regulamentador 4.074/02, alterado em 27 de outubro de 2021 pelo Decreto 10.833/2021. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 160 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal distribuição e agricultores.  

Related posts

Câmara de Nova Andradina aprova projeto que reconhece associação apícola como instituição de utilidade pública

Anaurelino Ramos

Semana será marcada por calor intenso e chuvas fortes em Mato Grosso do Sul

Anaurelino Ramos

Ministério prorroga decreto de risco ambiental por incêndios florestais em MS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário