Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Batayporã: Novos lotes encaminham D2 de CoronaVac e AstraZeneca; município aplica doses neste sábado

Campanha segue com público já iniciado e não inclui novos grupos na atual remessa. Foto: Maicon Araújo
Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Batayporã

Os 21º e 22º lotes de vacinas contra a Covid-19 encaminhados pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul à Batayporã nesta sexta-feira (14) incluem 150 segundas doses (D2) de CoronaVac e 60 de AstraZeneca. Há ainda outras 25 primeiras doses (D1) de AstraZeneca. As D2 de CoronaVac já serão aplicadas durante a manhã deste sábado (15) nas salas de vacina das Estratégias de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia e Santo Antônio.

O quantitativo de CoronaVac ainda é insuficiente para completar a imunização das pessoas que receberam a primeira dose no fim do mês de março e início de abril. Novamente, a Secretaria Municipal de Saúde necessita realizar chamado individual com base no critério de mais idade entre aqueles que foram vacinados na mesma data e estão na fila. A estratégia é possível devido ao monitoramento da população e o contato direto com os agentes comunitários de Saúde. Já a segunda aplicação de AstraZeneca ocorre dentro do previsto, sem atrasos. O público também está sendo chamado mediante agendamento.

“Devido à crise na produção das vacinas e à queda no número de doses recebidas tivemos que estipular uma espécie de “critério dentro do critério”. É uma maneira de amenizar esse déficit e garantir o controle da imunização”, explicou a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches.

As 25 D1 de AstraZeneca são direcionadas ao público com comorbidades incluídas como prioridade na lista do Ministério da Saúde, trabalhadores da Educação e “repescagem” entre pessoas que já foram chamadas anteriormente, mas não receberam o imunizante por motivos adversos. Por enquanto, não há inclusão de novos grupos prioritários.

Até o momento, Batayporã segue em destaque com o 6º lugar entre os 10 municípios que mais têm ministrado vacinas. O índice de doses aplicadas sobre doses recebidas é de 110,67% conforme atualização do sistema e-Vacine nesta sexta-feira (14). A meta estipulada pela SES-MS é de 90%. Ainda de acordo com o sistema, 2.841 pessoas já receberam a primeira dose de imunizante contra a Covid-19. Além de CoronaVac e AstraZeneca, a campanha passou a contar com doses da Pfizer desde a última quarta-feira (12).

Related posts

Defesa de Dr. Leandro não consegue direito de resposta na Justiça contra jornal de Campo Grande

Anaurelino Ramos

Nova norma nacional deve impulsionar registro de uniões estáveis em Cartório

Anaurelino Ramos

Gaiseiro lidera caminhada neste sábado pela manhã e adesivaço a tarde

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário