De acordo com o Banco Central, é a primeira vez que os saques da caderneta de poupança superaram os depósitos desde fevereiro. Porém, no acumulado do ano, a captação segue positiva, o que comprova que os brasileiros ainda optam por manter o dinheiro no considerado pior investimento do mercado. Hoje, a poupança, sempre muito utilizada pela facilidade de aplicar e resgatar recursos a qualquer momento, rende 4,55% ao ano. O baixo risco também é outro fator que conta muito a favor.
Gostaria de sugerir como fonte para este assunto o especialista em finanças pessoais Luciano Tavares, que tem 20 anos de experiência no mercado financeiro e é CEO da Magnetis, plataforma de investimentos automatizados que trouxe para o Brasil o sistema robô-advisor.
Para Luciano, é fundamental entender o que cada alternativa de investimento significa na hora de tomar decisões. Veja abaixo uma comparação de rentabilidade da poupança com alguns investimentos em renda fixa. A simulação foi feita considerando a Selic em 6,5% ao ano e TR zerada.
Poupança X CDB, Tesouro Selic e Carteira Magnetis