Projeto desenvolvido pela Semcias fortalece vínculos familiares e oferece suporte a gestantes por meio de oficinas e apoio psicossocial
Cogecom,
Uma das datas mais expressivas do ano, o Dia das Mães, está chegando e nada melhor que celebrar com um ato cheio de amor e carinho. Nesta semana, 22 gestantes do projeto Oficina dos Sonhos desenvolvido em Nova Andradina e distrito de Nova Casa Verde celebraram uma etapa importante ao concluírem o programa dedicado a elas e aos seus bebês.
A cerimônia de encerramento, realizada em ambos os locais, foi marcada por homenagens e momentos de emoção. A secretária de Cidadania e Assistência Social, Delma Prado, no ato representando o prefeito Gilberto Garcia, destacou o impacto positivo do projeto Oficina dos Sonhos na vida das futuras mães e ressaltou o empenho da administração municipal em oferecer suporte e cuidado a essas mulheres durante a gestação.
“É um privilégio ver o engajamento e o crescimento de cada uma das participantes. Isso é mais do que um projeto, é uma rede de apoio que proporciona cuidado, orientação e carinho, além de promover autoestima e confiança para enfrentar o desafio da maternidade”, completou a Gestora.
As vereadoras Gabriela Delgado e Márcia Lobo também marcaram presença no encerramento, demonstrando o apoio institucional ao projeto.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Durval Andrade Filho e Irman Ribeiro, o projeto tem por objetivo o fortalecimento dos vínculos familiares, assim como trabalhar a autoestima das gestantes durante esse período tão especial de suas vidas.
Ao longo de dois meses, a Oficina dos Sonhos proporcionou encontros semanais repletos de atividades informativas, acompanhamento psicossocial e uma oficina de confecção de itens para maternidade. As gestantes aprenderam técnicas de crochê, ponto cruz e pintura, criando itens para os enxovais de seus bebês.
O projeto, coordenado pela Proteção Social Básica, culminou com a entrega de kits de enxoval, compostos por itens essenciais para recém-nascidos, como banheiras, roupinhas, toalhas, mantas, mamadeiras e até mesmo as fraldas confeccionadas pelas próprias gestantes durante as oficinas, proporcionando um toque pessoal e reforçando o sentido de comunidade e apoio mútuo.
O encerramento da Oficina dos Sonhos simboliza não apenas a conclusão de um ciclo, mas também a transformação positiva na vida das gestantes participantes, promovendo cuidados, orientações e a construção de uma rede de apoio solidária para a jornada que está por vir.