Forte onda de calor aliada a pancadas de chuva retarda o crescimento da folhas e por último queima provocando a perda da planta (Foto: Anaurelino Ramos)
A produção de hortaliça nas propriedades de Batayporã (MS), está comprometida por conta da ação da forte onda de calor que afeta o Mato Grosso do Sul a alguns meses.
A Chácara Santa Luzia, localizada nos arredores da cidade, próximo ao bairro Pindocaré, era uma das que mais produzia hortaliças na cidade.
Conforme levantou o site, a meses a produção teve uma queda brusca. Tudo por conta da forte onde calor, passando dos 40 graus.
E das constante pancadas de chuvas. Essa ação chega a queimar as folhas. E com isso a alface, mais procurada, rúcula, couve e almeirão não crescem.
A meses eles perdem mudas, alguns canteiros não paga nem o que foi aplicado em mudas.
Para complicar, disse Marco Antônio, filho do dono da horta, os pombos do ar descem nos canteiros e sem ter o que comer atacam os canteiros recém-plantados.
Pois ele ainda não enraizaram, disse o produtor. E tudo soma para que a cada dia a produção de hortaliça fique comprometida e no meio do mato.
A horta do seu Antônio, como é mais conhecida, abastece os principais restaurantes da cidade, lanches, mercados e o que sobrava era comercializada na feira.
A meses ele não faz a feira de Nova Andradina. A principal da região e não consegue atender a demanda de Batayporã. (Vale do Ivinhema Agora)