Vale do Ivinhema Agora
Política

Para recuperar aparelhos, Hashioka sugere à Sejusp adesão ao Programa Celular Seguro

O protocolo está presente hoje em 11 estados da Federação e, em Mato Grosso do Sul, poderá ser acessado por meio da plataforma MS-Digital

Por: Adriana Viana   Foto: Luciana Nassar/Alems

O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao secretário de estado de justiça e segurança pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira, solicitando estudos visando a adesão do Estado ao Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares, conhecido como “Celular Seguro”. A indicação foi lida durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 23, da Assembleia Legislativa, e tem objetivo de recuperar aparelhos roubados e identificar receptadores.

Conforme a solicitação, o protocolo está presente hoje em 11 estados da Federação e, em Mato Grosso do Sul, poderá ser acessado por meio da plataforma MS-Digital. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, pioneira no programa, apontam que, desde o início da aplicação do protocolo estadual, em 2023, houve redução de cerca de 50% no número de roubos e furtos de celulares na capital, Teresina. Além disso, oito mil aparelhos de celular foram devolvidos em seis meses de funcionamento.

Sobre o Programa – O Celular Seguro permite que o usuário cadastre seu número na ferramenta por meio de site ou aplicativo. Em caso de furto, roubo ou perda, o proprietário pode efetuar o bloqueio do aparelho e de aplicativos financeiros. Em seguida, é enviada uma mensagem aos aparelhos informando hora e local para os receptadores comparecerem a uma delegacia designada.

A mensagem é para aquela pessoa que comprou o telefone que havia sido furtado ou roubado. É uma oportunidade que a polícia vai dar para quem comprou um telefone de boa-fé, para comparecer até a delegacia para devolver o telefone de forma voluntária. No entanto, quem for notificado, mas não se apresentar, será alvo de um mandado de busca e apreensão pela polícia.

Related posts

Para comemorar Dia do Músico, Hashioka realiza sessão solene Tom do Pantanal amanhã

Anaurelino Ramos

Governo de MS reúne bancada federal para definir distribuição de emendas e projetos prioritários para 2025

Anaurelino Ramos

Relatora da CPI das Bets, senadora Soraya Thronicke tem reforço na segurança pessoal

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário