Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Parceria entre Prefeitura e Senar garante cerca de 400 atendimentos médicos e odontológicos

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã

Mutirão com cinco especialidades foi mobilizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Sindicato Rural com apoio do Sistema Famasul

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Batayporã
Cb image default

Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Batayporã recebeu neste sábado (19), os programas ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’ e ‘Sorrindo no Campo’, iniciativa promovida por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sistema Famasul. A ação, que foi organizada na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia e Centro de Saúde Rosa Petronília, garantiu cerca de 400 atendimentos médicos e odontológicos.

As consultas e procedimentos com dentistas foram ofertadas desde a última terça-feira (15), na unidade móvel do Senar. Já os atendimentos em urologia, oftalmologia, ginecologia, pediatria e dermatologia foram concentrados hoje. A população presente também contou com palestras sobre prevenção do câncer, orientações em saúde e pôde realizar a atualização de toda a caderneta vacinal com a equipe municipal de imunização.

O vice-prefeito Cacildo Paião representou o prefeito Germino Roz, que participa de agenda na Capital, e ressaltou o trabalho de parceria estabelecido com o Sindicato Rural, Senar e Sistema Famasul. “Não é de hoje que essas instituições contribuem muito com o município. Sempre temos muitas ações, como cursos e intervenções que auxiliam em diversas áreas. O mutirão de hoje é muito importante porque contribui com a Secretaria de Saúde nos ajudando a diminuir a demanda por consultas com especialistas”, descreveu Paião.

Cb image default

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã
Cb image default

Divulgação
Cb image default

Divulgação
Cb image default

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, participou da abertura do evento acompanhado do superintendente do Senar/ MS, Lucas Galvão. “São mais de sete anos de programa e mais de 30 mil atendimentos. A equipe é altamente qualificada e proporciona atendimentos muito importantes, principalmente no que diz respeito ao trabalho de prevenção ao câncer. O diagnóstico precoce é fundamental e salva vidas”, analisou Bertoni.

O presidente do Sindicato Rural de Batayporã, Altamir Ramos, o mobilizador Vanderlei Freitas, a secretária de Saúde, Franciele Cantadori, e os secretários Gabriel Boffo (Administração e Finanças), Luciane Caldeira (Governo) e Fernanda Scarlat (Educação), também destacaram a parceria. “A população ganha muito com os programas e a nossa rede teve um comprometimento muito grande no encaminhamento dos pacientes, suporte aos profissionais, coleta e disponibilização dos exames necessários”, ressaltou a titular da Saúde.

Atendimento atencioso e prevenção do câncer

A auxiliar de serviços gerais Marlene Pinheiro Bueiro, de 53 anos, foi uma das pacientes atendidas por médico oftalmologista. A especialidade é a mais concorrida do município. “Amei a consulta. O médico é super atencioso. Agora, eu vou trocar meus óculos, porque eu fiz recentemente, mas não em consultório. O grau estava baixo. A consulta foi muito boa”, descreveu.

Cb image default

Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.
Cb image default

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã

Já o aposentado José Dias Pereira, de 73 anos, foi o primeiro a ser atendido pelo médico dermatologista Juliano Barreto. Um incômodo com a pele na região do nariz motivou a procura pelo especialista. “Eu gostei muito da consulta. Como fico muito ao sol porque ainda cuido de umas roças, achei bom procurar o médico. Eu estava aguardando e a agente de saúde me encaminhou”, contou.

Segundo o médico, que integra a equipe do Senar há dois anos, o forte dos atendimentos em dermatologia é a pesquisa de câncer de pele e orientações à população. Para a sorte de José Dias, o incômodo não levantou suspeitas e requereu apenas medicação tópica e cuidados.

Os atendimentos de urologia e ginecologia também incluíram procedimentos de prevenção ao câncer, como teste rápido, com a coleta do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), realizado pelo Laboratório Municipal. O exame permite o rastreamento do câncer em homens assintomáticos. Já o público feminino, pôde contar com a coleta do Papanicolau, exame ginecológico preventivo ao câncer de colo do útero.

Related posts

Polícia recupera 126 cabeças de gado furtadas e remarcadas avaliadas em R$ 400 mil

Anaurelino Ramos

Prefeitura de Angélica divulga gabarito de concurso

Anaurelino Ramos

Plantões de telemedicina podem reduzir filas de espera por especialidades em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário