Organizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, evento marca o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes
Cogecom,
Frequentadores dos projetos sociais mantidos pelo governo municipal, estudantes e educadores das escolas de Nova Casa Verde percorreram as principais ruas do distrito nesta segunda-feira (20/5), para pedir um basta à violência, ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A iniciativa faz parte da Campanha “Maio Laranja”, organizada pela equipe da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), com objetivo de sensibilizar não apenas aqueles que fazem parte das instituições de ensino, mas de toda sociedade, chamando a atenção para a necessidade de não se omitir e denunciar a violência e a exploração sexual infanto-juvenil.
“Não se trata de um dia de celebração, mas de reflexão sobre como a sociedade vem tratando a infância e a adolescência”, pontuou a subsecretária Sonia Rodrigues Amaral, que representou o poder público municipal nesta mobilização.
Participaram da passeata, o vereador João Dan e a gerente da subprefeitura, Ana Maria Galhardi, alunos, professores e administrativos da Escola Municipal Luis Claudio Josué e Escola Estadual Luiz Carlos Sampaio, integrantes do CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Nova Casa Verde, Conviver, CAM, Criança Feliz, equipe Semcias e Polícia Militar.
Durante o percurso foram exibidos cartazes e ilustrações com informações sobre a temática, com destaque para o incentivo às denúncias de abuso e exploração sexual através do Disque 100.
Como surgiu o Dia Municipal Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Dia 18 de Maio)
O Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Nova Andradina foi instituído oficialmente através da lei complementar n°. 11/2019, de autoria da primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia.
A referente legislação, embasada na Lei estadual n° 5118, de autoria do deputado Herculano Borges, visa o desenvolvimento de ações de conscientização social sobre a necessidade de proteção e amparo de crianças e adolescentes, contra o abuso sexual, buscando a implementação efetiva de políticas públicas.