Transição de comando ocorreu no fim desta sexta-feira na sede do 1º Grupamento
Por Alison Silva | Campo Grande News
Em cerimônia no fim desta sexta-feira (26), a tenente-coronel Marlise Helena Ribeiro Bernardes de Barros foi oficializada como a primeira mulher a comandar o quartel do 1º Grupamento de Bombeiros Militar do Estado, o quartel de bombeiros mais antigo de Mato Grosso do Sul.
Ela assume o posto no local do então tenente-coronel Fernando de Almeida Carminati, antigo comandante do grupamento, inaugurado em 25 de setembro de 1970 e que atualmente conta com 134 bombeiros. Carminati foi promovido a coronel em novembro do ano passado. A cerimônia contou com oficiais da ativa e os comandantes já aposentados do 1º grupamento.
O rito de transição contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Frederico Reis Pouso Salas, que acompanhou junto das demais autoridades a mudança de comando, articulada pelo comandante metropolitano coronel Huesley Paulo da Silva.
“Momento muito emocionante porque é um desafio muito grande. Saber que existem várias pessoas esperando um bom comando, para a tropa, para a população. Tenho a convicção de que é uma responsabilidade muito grande e me sinto muito honrada em ser a primeira mulher a se tornar comandante desse grupamento. Convicção de que terei grandes homens e mulheres para me acompanharem nesse desafio”, falou a tenente-coronel ao Campo Grande News, na presença de familiares e amigos.
Durante a cerimônia, o comandante-geral parabenizou a tenente-coronel pela nomeação e falou sobre a importância de dar espaço às mulheres dentro do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul.
“Houve um tempo em que as mulheres dos bombeiros militares não podiam sequer entrar nas dependências do grupamento. Hoje nós damos um passo muito importante”, disse Pouso Salas.
Segundo o comandante-geral, seu intuito é de que, “em um futuro próximo”, passe o cargo para uma mulher, assim como ocorreu na cerimônia da nova comandante. “Assim como a tenente-coronel assume hoje, externo o meu desejo de que em um futuro próximo uma mulher assuma o meu posto, mas claro, que me espere sair (risos)”, completou.
Bastante emocionado, agora ex-comandante do 1° grupamento, o coronel Fernando de Almeida Carminati falou sobre a transição do cargo. “Como fui promovido a coronel em novembro do ano passado, sabia que faria a transição. Confesso que desde então, pensei em como me despediria da tropa, mas toda vez que tentava escrever algo, o sentimento da despedida me impedia”.
Mestranda em administração pública, a tenente-coronel é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi chefe da Divisão de Ensino do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) entre 2006 e 2011 e chefe da terceira seção do Estado Maior do primeiro Grupamento de Bombeiros.