Vale do Ivinhema Agora
Economia Região

‘Pente-fino’: INSS convoca 179 mil beneficiários para perícia

Convocados têm até 13 de agosto para agendar a reavaliação médica

O inss (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou um edital nessa sexta-feira (20) com a convocação de 179 mil beneficiários para a reavaliação médica.

A publicação feita no Diário Oficial da União é a maior notificação para perícias desde o início das revisões. Foram convocadas as pessoas que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e que não puderam ser localizadas anteriormente, seja por causa de endereço desatualizado ou errado, porque não realizaram o agendamento da perícia ou por apresentarem informações incompletas.

Nesse edital foram convocados 168.523 beneficiários da aposentadoria por invalidez e 10.412 beneficiários do auxílio-doença. Quem foi citado na publicação deve agendar o exame até 13 de agosto pela Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135.

Pente-fino

Em agosto de 2016, o Governo Federal iniciou um “pente-fino” nos benefícios concedidos pelo INSS, o objetivo é verificar se os beneficiários ainda cumprem os requisitos apresentados no momento da concessão do auxílio. A expectativa do governo é chegar a 1,1 milhão de benefícios mensais. A “economia” com as medidas pode chegar a R$ 20 bilhões.

Ao todo serão periciados mais de 1,5 milhão de benefícios por incapacidade, 552.998 benefícios de auxílio-doença e 1.004.886 de aposentadoria por invalidez.

Até 30 de junho deste ano foram realizadas 791,4 mil perícias, com 450,2 mil auxílios-doença ou aposentadorias por invalidez foram cancelados, ou seja, mais da metade das reavaliações, 56,9% delas, resultam no cancelamento do benefício.

Até o fim da operação devem passar pela perícia da aposentadoria por invalidez os beneficiários que tem menos de 60 anos de idade, e que estão há dois anos ou mais sem realizar os exames. Pessoas com mais de 60 anos ou que tem 55 anos mas já recebem o benefício há pelo menos 15 anos, ficam de fora da reavaliação.

Related posts

Relatora da CPI das Bets, senadora Soraya Thronicke tem reforço na segurança pessoal

Anaurelino Ramos

Nova Andradina recebe van adaptada para o Projeto Conviver

Anaurelino Ramos

4ª menor do país: taxa de desocupação em MS cai para 3,4% no trimestre de julho a setembro

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário