A Polícia Militar, através do policiamento escolar comunitário e em parceria com o Ministério Público, iniciaram esta semana um ciclo de palestras nas escolas do Município de Anaurilândia, abrangendo vários temas.
A iniciativa vem atender as necessidades de orientações e prevenções aos alunos a respeito de Bullying, Porte de Arma Branca, apologia as Drogas e a proibição do uso de celular em sala de aula. A primeira escola a ser beneficiada com a palestra foi a Escola Estadual Maria José.
Tendo em vista o grande número de registros envolvendo casos de brigas e ameaças por parte dos alunos em diversas escolas do País, o Bullying é o maior causador de preocupação por parte dos educadores.
O palestrante 3º SGT PM Edgar Siqueira Sobrinho orientou os alunos a respeito de como denunciar e bem como prevenir o Bullying na escola.
Os recentes casos de entrada de alunos portando arma branca e até de fogo em escolas pelo país afora, também ganhou atenção especial na palestra.
O Sargento PM Edgar, que também é instrutor do PROERD em Anaurilândia, falou sobre Drogas nas escolas e frisou a respeito da apologia, onde muitos alunos influenciados pela exibição da mídia através de entrevistas, declarações, filmes, novelas, músicas ou comerciais, acabam encarando as drogas como algo diferente e até inofensivo. Os alunos foram orientados quanto aos cuidados nas redes sociais ao curtir, comentar e compartilhar fotos e frases a respeito das drogas.
Por fim, foi discutido sobre a proibição do uso do celular em sala de aula. Os alunos foram orientados a respeito da Lei nº 2.807 de 18/02/2004 que proíbe o uso de telefone celular e similares em sala de aula.