Vale do Ivinhema Agora
Campo Polícia

PMA mantêm monitoramento de ninhos de papagaios no Parque das Várzeas do Rio Ivinhema

Operação Bocaiúva é realizada contra o tráfico de animais

 

Desde sexta-feira 27, até ontem (30), Policiais Militares Ambientais do Grupamento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) e de Dourados, conferiram e mantiveram a proteção de vários ninhos de papagaios, inclusive, alguns feitos de caixas de madeira por pesquisadores, na região do Parque e do Entorno. Durante o patrulhamento foram abordados na região 28 veículos e 52 pessoas fiscalizadas.

Com o início da reprodução do papagaio e demais psitacídeos (arara, periquitos, maritacas, maracanãs, etc.) e várias outras espécies de aves, que vai de agosto a dezembro, a PMA deflagrou no dia (13) deste mês a operação Bocaiúva. Os trabalhos começam antes de a maioria dos ninhos estarem com filhotes, em alguns ainda nem há ovos até o momento, para evitar a retirada dos filhotes dos ninhos.

Além disso, os trabalhos também envolvem Policiais do setor de inteligência, monitorando os traficantes que cometeram o crime em anos anteriores na região do tráfico de papagaio que é basicamente nos municípios próximos às divisas com os estados de São Paulo e Paraná, como: Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Três Lagoas e Brasilândia, além de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo.

O tráfico de animais silvestres é considerado a terceira atividade criminosa mais rentável, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o tráfico de armas. Porém, em Mato Grosso do Sul, o problema se resume quase que especificamente ao papagaio. Como o que interessa ao comprador na espécie, é a capacidade que ela tem de aprender a imitar a voz humana, a retirada só é realizada enquanto filhote.

Por esse motivo, o período de agosto a dezembro é preocupante com relação ao tráfico de animais silvestres no Estado. Por isso, neste período, operações preventivas nas propriedades rurais para prevenir a retirada dos animais e aliciamentos de funcionários de fazendas e assentados pelos traficantes, para a retirada dos filhotes são fundamentais.

Também é importante a vigilância a traficantes presos em anos anteriores. Bloqueios são importantes também nas saídas do estado, pois evitam que traficantes de fora e locais sintam-se tentados a praticar o crime. Todas as Subunidades da região estão trabalhando coordenadamente.

Related posts

Polícia Civil incinera 567kg de maconha em Batayporã

Anaurelino Ramos

Câmara de Nova Andradina sedia abertura da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”

Anaurelino Ramos

Polícia recupera 126 cabeças de gado furtadas e remarcadas avaliadas em R$ 400 mil

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário