Neste sábado (10/5), a Secretaria Municipal da Saúde de Angélica realiza o Dia D de vacinação contra a gripe.
Ao todo, quatro unidades de saúde estarão abertas para vacinação, das 7h às 11h30 no período matutino e no período vespertino 13h às 16h
O objetivo é oportunizar às famílias horários alternativos, para que todos coloquem a carteira vacinal em dia, e também para que o público prioritário convocado para a vacinação contra a gripe possa se imunizar.
Até o momento, foram aplicadas 1.113 mil doses da vacina contra influenza em 2025, desde o início da imunização em 1 de abril.
A cobertura do público de rotina (pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes) atualmente está em 24,02%. “Este é o público mais vulnerável e suscetível a complicações pela doença.
Então é importante que todos que façam parte deste grupo se imunizem e se protejam”, afirma o secretário municipal da Saúde de Angélica, André Hartmann.
Vacinas disponíveis
Durante o Dia D, além da vacina contra a gripe para o público prioritário, serão oferecidas todas as vacinas do calendário de rotina.
Ao buscar a vacina contra a gripe, é importante verificar se há algum imunizante em atraso e aproveitar a visita à Unidade de Saúde para se proteger.
Não há contraindicação em receber mais de um imunizante no mesmo dia. Entre as vacinas de rotina oferecidas estão: BCG, hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana),covid-19, dengue, aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.
Vacina contra a gripe
Veja quem são os convocados para receber a vacina contra a gripe.
Público para a vacina de rotina contra a gripe
- Pessoas com 60 anos ou mais;
- Crianças de 6 meses a 5 anos;
- Gestantes.
Público especial para a vacinação contra a gripe
- Puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias);
- Trabalhadores da saúde;
- Professores;
- Pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais;
- Povos indígenas;
- Quilombolas;
- Forças armadas, de segurança e salvamento;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário;
- Caminhoneiros;
- Portuários;
- Trabalhadores dos Correios;
- Trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólios.
Dia D
Onze unidades vão abrir no próximo sábado (10/5), das 7h às 11:30 h no período matutino e no período vespertino 13h às 16:h, para vacinação. Confira quais são:
ESF- CIDA BONIN
CENTRAL
ESF-CÉLIA SICCA
VILA ESPERANÇA
ESF- LAURO DOMINGOS
(MUTUM)
ESF-DR° MARCIO CAMARGO
(IPEZAL)