Ação inédita em saúde pública é iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que visa ampliar os serviços prestados pelas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) à população
Cogecom,
A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no último sábado (5), na ESF Morada do Sol, o projeto “Mutirão de Saúde”, visando ampliar os serviços prestados pelas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) à população, realizando durante os sábados uma atividade especial por região.
Neste sábado (12), o “Mutirão” dos profissionais da Secretaria vai até o Teijin, das 8h às 11h no “Bar da Lena” e das 13h às 16h no “Bar do Zóio”, ofertando à comunidade de assentados todos os serviços realizados pelas equipes das estratégias de saúde da família. Conforme Hernandes Ortiz, que lidera a iniciativa, o Mutirão da Saúde demonstra um cuidado significativo com a população, oferecendo serviços essenciais como atendimento médico, vacinação, atendimento de enfermagem e orientações sobre planejamento familiar.
“Além dos serviços de saúde oferecidos, é notável que a equipe faz um atendimento humanizado, demonstrando empatia e acolhimento aos usuários”, disse Ortiz, destacando em seu programa de rádio, realizado durante os sábados na Excelsior FM, que a ação promove o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores ao tornar a assistência mais acessível e efetiva.
Resultados do Mutirão de Saúde – ESF Morada do Sol
Foram realizadas 70 consultas médicas; 8 coletas de exame citopatológico do colo uterino; 16 testes rápidos sífilis, HIV, Hepatites B e C; 121 pesagens do Bolsa Família e 181 doses de vacinas aplicadas. Estes resultados, credita Hernandes, são frutos da preocupação do prefeito Gilberto Garcia com resultados efetivos e, sobretudo, “do compromisso da ‘Família Saúde’ em cuidar da população, garantindo atenção a todos os que necessitam de assistência”, afirma.