O filtro solar é um produto indispensável e de uso diário, sendo considerado pelo dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologista de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Alexandre Moretti, o creme mais importante para a pele, ficando acima até dos hidratantes. “É cientificamente comprovado que o filtro solar é responsável por 80% da prevenção do câncer de pele, sendo assim, ressalto: Se houver a necessidade de escolher apenas um produto para o corpo, escolha sempre o filtro solar”.
Mas com tantos tipos de filtro solar disponíveis no mercado fica difícil escolher o ideal, por isso, aproveitando o ritmo do #DezembroLaranja, a Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS) decidiu dar algumas dicas:
Bebês: Até os seis meses não é recomendável o uso de filtro solar, a proteção deve ser com feita com o uso de sombrinhas, bonés e evitar a exposição excessiva aos raios UVA e UVB.
Crianças: Preferir filtros protetores solares físicos que não absorvem na pele e atuam como uma barreira refletindo os raios solares.
Abaixo de 30 anos: Nessa faixa etária predomina a oleosidade na pele, por isso, é indicado o uso de filtros Oil Free, ou seja sem gordura, com veiculo base em gel, loção ou creme de toque seco.
De 30 a 50 anos: É aconselhável que os filtros contenham antioxidades, antirrugas e a composição deve estar de acordo com a textura da pele, produzida em veiculo hidrante. Sendo que pessoas com peles oleosas devem optar por gel creme, loção ou gel, já as com pele seca devem dar preferência aos cremes.
Acima dos 50: A pele madura costuma ter um decréscimo de óleo, devido a redução hormonal, sendo assim, os filtros solares para essa parte da população podem conter firmadores e hidratantes.
Informações gerais
Para uso diário, com baixa exposição solar, é necessário que o filtro tenha uma proteção contra a radiação solar UVA acima de 12 (reconhecido na embalagem como PPD) e o fator de proteção contra os raios ultravioletas B (UVB) acima de 30 (reconhecido na embalagem como FPS). Exceto em pessoas com melasma (manchas escurecidas), neste caso é fundamental um filtro com pigmento (cor),
Já na praia, piscina ou locais com alta exposição solar, deve-se optar por filtros com FPS maior que 50 e dar preferencia para as loções e sprays por serem mais fáceis de espalhar. A aplicação precisa ser feita 30 minutos antes de se expor ao sol e a reaplicação deve ser de 2 em 2 horas.
É imprescindível que o filtro solar seja usado em conjunto com bonés de aba larga, sombrinhas, óculos escuros, além da hidratação oral pois o mormaço da areia da praia pode causar queimaduras na pele, desencadeando manchas e tumores malignos.
Campanha Nacional
No próximo sábado, 01 de Dezembro, Dermatologistas de todo País se empenharão na prevenção e combate ao câncer de pele.
Em Mato Grosso do Sul a campanha é coordenada pela dermatologista, Thaísa Saddi Tannous Silvino, e contará com a participação de alunos de graduação de medicina e enfermagem, médicos residentes em dermatologia, dermatologistas da SBD/MS, técnicos de enfermagem, enfermeiros, além da equipe administrativa.
O atendimento será feito gratuitamente, das 09 às 15 horas, no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e no Hospital Adventista do Pênfigo.
-- Ariadne Carvalho Abaetê Comunicação