Nesta sexta-feira, dia 16 de maio, foi assinado na Agência do Banco do Brasil de Nova Andradina, o contrato de crédito rural do “Segundo Pronaf A”. O contrato é o primeiro da linha de crédito no município, dentre muitos outros que virão. Já são 41 projetos protocolados no banco e 08 em elaboração.
Atualmente, a resolução CMN 5183 de 21 de novembro de 2024, altera o MCR – seção 18 normas transitórias, cap 10, onde permite a recontratação do Pronaf A para todos os Agricultores Familiares oriundos de áreas do PNRA – Programa Nacional de Reforma Agrária.
Este crédito pode chegar ao teto de até 50 mil reais, dependendo da situação do produtor, com juros de 0,5% ao ano, prazo de 10 anos, com 3 anos de carência e 7 anos para amortização e bônus de adimplência de 25% sobre o capital das parcelas pagas em dia.
O recurso se destina a investimentos no lote, que permitem a geração e incremento de renda ao produtor. O crédito pode ser usado desde a aquisição de matrizes bovinas leiteiras e de corte, de melhor padrão genético , como também na infraestrutura do lote : na construção de barracão, sala de ordenha, mangueira, cercas, sistemas de irrigação, calagem e adubação do solo, reforma de pastagens, implantação de capineiras, sistema fotovoltaico , entre outros.
O produtor, Senhor Dervair Costa da Silva e sua família , esposa e filhos, Marcilene, Ana Gabriele e Andreson, residem no Assentamento Teijin, são Agricultores Familiares, que trabalham com a atividade de pecuária leiteira, em uma área de 20,23ha. Com este investimento irão adquirir matrizes leiteiras de melhor qualidade, aumentando assim o volume de leite produzido e a renda da família.
Somente com a contratação destes projetos já elaborados, cerca de 2 milhões de reais serão liberados , o que aumenta a receita dos produtores rurais e gera um maior consumo no comércio local de Nova Andradina . A linha de crédito está aberta , e as contratações devem, conforme a resolução, ocorrer até 30-06-2027.
A Engenheira Agrônoma e servidora da Agraer Chirley Dornas Nantes Pereira foi quem elaborou o projeto e diz que é com grande satisfação que vê a obtenção deste crédito pela família, uma vez que com o investimento será possível aumentar a produção de leite na propriedade, consequentemente aumentar a renda da unidade familiar, e com isso incentivar os filhos a permanecerem na propriedade, garantindo a sucessão familiar.
Sandro Henrique, coordenador da Agraer Regional, destacou a parceria com o Banco do Brasil, e o empenho dos servidores da Agência para que a contratação acontecesse. Participaram no momento da assinatura da cédula, o Coordenador Regional da Agraer – Sandro Henrique Polloni, o Coordenador Local da Agraer – Rodrigo Zanoni, o Gerente da Agência do Banco do Brasil – Flávio Guilherme Alcantú, o Gerente de Relacionamento do Banco do Brasil – Saulo Calado, e o Produtor Dervair Costa da Silva e sua família, Esposa Marcilene Moreira Dos Santos Silva e seus filhos Ana Gabriele e Andreson.