Neste livro, pratica e teoria se conecta possibilitando o pensar na existência dos conjuntos numéricos e nas controvérsias metodológicas que envolvem os conceitos que permitiram a construção da aritmética. A intensão do autor é considerar as abordagens desenvolvidas por estudiosos que se dedicam à educação matemática e fundamentar-se na própria visão, resultado da experiência prática, da vivência teórica e das reflexões críticas inovadoras.
A obra é construída pela compilação das atividades apresentadas pelo autor nas aulas do curso de graduação e nos cursos de formação continuada para professores do Ensino Fundamental.
Durante a leitura é possível perceber a evolução do conhecimento construído pela humanidade a partir dos primórdios do pensamento, considerado como a essência do saber, da linguagem específica como a comunicação verbal e da representação como a comunicação escrita onde as pessoas são capazes de fazer-se entender. Esta tríade, ideias, linguagens e representações, sugerem uma certa harmonia na condução do estudo e da aprendizagem para a compreensão sólida dos conceitos matemáticos. (Com informações do professor José Felice)