Vale do Ivinhema Agora
Campo Região Saúde

Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural atende 320 pessoas em Batayporã

Com esta, já são 22 edições realizadas em MS 

Senar/MS: Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural atende 320 pessoas em Batayporã

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS realizou, nesse sábado (28), a 22ª edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural. A ação aconteceu na Unidade de Saúde ESF Santa Luzia e no Centro de Saúde Rosa Petronília, região central de Batayporã, município a 250 quilômetros de Campo Grande. O evento atendeu 320 pessoas com 547 procedimentos, como consultas, coletas de preventivos e exames.

“Esse programa especial tem o objetivo de conscientizar o homem e a mulher do campo, produtores e o trabalhadores rurais, do cuidado de sua saúde e de seu bem-estar. Com este, já são 20 municípios contemplados pela iniciativa, em que a metodologia segue pela sensibilização. Não apenas mobilizamos as pessoas para coletas de exames, mas por meio da educação, com palestras, consultas humanizadas, em que os médicos conversam, dialogam e informam seus pacientes da importância da prevenção do câncer”, afirma o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

O presidente do Sindicato Rural de Batayporã, Altamir José Ramos da Fonseca, falou da importância do evento. “Graças ao Senar/MS, essa iniciativa ajuda e desafoga a alta demanda reprimida nas unidades de saúde do município”.

Para o prefeito municipal, Jorge Takahashi, ações como o programa do Senar/MS melhoram a qualidade de vida da população. “São de parcerias assim que precisamos para solucionar os problemas do nosso município e estamos trabalhando para trazer o melhor a todos”.

Transformando Vidas

Analina Pimenta, 54 anos, foi uma das primeiras pacientes a consultar com o médico ginecologista. “Pela segunda vez estou fazendo o preventivo, o único que tinha feito na vida foi há três anos. Fui bem atendida, cuidada e tudo muito tranquilo. Vou voltar para a casa feliz com meu espelhinho [que vem no kit do Senar/MS] pra olhar sempre e ver como sou bonita [risos]”, diz trabalhadora rural de uma usina no município.

O pedreiro Jovino Lucio Valentim, 76 anos, aprovou a ação. “A consulta e o exame foram excelentes, todos muito bem-educados com a gente. Graças a Deus deu tudo certo e a saúde está em dia”, declara.

Também participaram da ação o presidente da Câmara Municipal, Cícero Leite, o vereador Cacildo Paião; e os secretários municipais: de Saúde, Marcela Leite; de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Mirian Pereira; Educação e Cultura, Sônia Nantes; Assistência Social, Leia Maria; e de Esportes e Lazer, Junior César.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Rodrigo Corrêa

Related posts

Água jorra há cinco dias em rua de Nova Andradina sem que concessionária tome providências

Anaurelino Ramos

Relatora da CPI das Bets, senadora Soraya Thronicke tem reforço na segurança pessoal

Anaurelino Ramos

Secretaria de Saúde divulga programação do Dia D Novembro Azul

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário