Foco da iniciativa está no protagonismo estudantil e alia conhecimentos dos campos da matemática, língua portuguesa, artes e educação física
A Rede Municipal de Ensino de Batayporã tem se destacado por iniciativas inovadoras que valorizam o protagonismo dos estudantes. Um exemplo é o projeto desenvolvido pela professora Adriana Regina do Nascimento, da Escola Municipal Anizio Teixeira da Silva – Polo. Com o título “A Utilização da Metodologia da Problematização e Ativa no Ensino Interdisciplinar: Conexões Entre Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física e Arte para uma Aprendizagem Significativa”, a proposta integra diferentes áreas do conhecimento por meio de estratégias que incentivam a participação ativa dos alunos.
Graduada em Pedagogia e Matemática, com especializações em Estudos da Linguagem e Psicopedagogia Institucional, a educadora leciona atualmente para a turma do 5º Ano “A” e também atua como coordenadora do Projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem). Ao longo de sua carreira, Adriana tem se dedicado à criação de projetos que tornam o processo educativo mais significativo e conectado à realidade dos estudantes.
A nova iniciativa parte do princípio de que a aprendizagem se fortalece quando os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, com base em metodologias que estimulam o raciocínio, a investigação e a resolução de problemas reais. O projeto utiliza recursos como o Arco de Maguerez, a sala de aula invertida e atividades práticas, sempre buscando a construção coletiva do saber e o desenvolvimento de competências tanto cognitivas quanto socioemocionais.
Entre as estratégias adotadas estão a criação de jogos educativos, dinâmicas em grupo e a elaboração de atividades contextualizadas, que dialogam diretamente com o cotidiano dos alunos. Todo o trabalho é realizado em consonância com o material didático da Rede Municipal, especialmente com a Apostila Aprende Brasil, editada pelo Grupo Positivo e fornecida pela Secretaria Municipal de Educação.
Além da proposta pedagógica, a professora Adriana destaca a importância da parceria dentro do ambiente escolar. A iniciativa conta com o apoio da direção da unidade, da coordenação pedagógica e das colegas de trabalho, o que, segundo ela, fortalece a prática docente e amplia o alcance dos resultados positivos.
Para a educadora, promover a aprendizagem significativa é também um ato de sensibilidade e compromisso com a formação integral dos estudantes. “Acreditamos que é possível transformar a educação por meio da inovação e da valorização de cada aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem”, afirmou.
Adriana também reforça a importância do vínculo entre escola e comunidade no desenvolvimento de ações educativas. “Nosso trabalho precisa ir além da sala de aula. Quando conseguimos envolver a comunidade escolar, construir parcerias e aproximar a realidade dos alunos dos conteúdos trabalhados, os resultados são muito mais consistentes. A educação precisa fazer sentido para quem aprende”, completou.
A secretária interina de Educação, Fabiana Luiza de Souza, também avaliou a intervenção. “É gratificante vermos o trabalho dos nossos professores, que tem proporcionado um grande avanço ao município, inclusive, reconhecidos em avaliações de desempenho. Como gestão, buscamos apoiar proporcionando condições adequadas ao trabalho pedagógico e à aprendizagem dos alunos. Isso inclui uma visão global: formação continuada, material escolar, material pedagógico, prédios adequados, uniformes, merenda e outras questões pertinentes”, analisou Fabiana.